JEREMIAS introdução e cap 1

JEREMIAS introdução e cap 1

 

Seu nome significa=Jeová estabelece, Jeová envia ou Jeová Exaltado.

Autor: é o próprio Jeremias. No capítulo36: 1-2 “O Senhor ordenou ao profeta que tomasse um rolo e ali escrevesse todas as profecias que lhes tinham sido reveladas desde os dias de Josias até o dia presente”.

Jeremias viveu 100 anos depois de Isaías e Miquéias. Entre Isaías e Jeremias houve 30 anos sem Deus falar ao povo. Mas os profetas falsos não calaram.

Era filho do sacerdote Hilquias, sacerdote em Ananote. Aos vinte anos de idade, foi chamado para o ofício profético. 627 a.C.

Em sua chamada para o ofício profético, Jeremias aprendeu que a destruição de Jerusalém era certa.,e que seria realizada por meio de um inimigo vindo pelo norte.

  Jeremias nasceu nesta época: No reinado de Manassés, período caracterizado pela blasfêmia e pelo derramamento de sangue inocente. Josias sucedeu a Manassés como rei de Judá.

 Josias conclamou ao povo arrependimento, aí o avivamento chegou.

 Em 612 a.C. Nínive capital da Assíria, caiu diante dos babilônicos. Em 605 a.C. quando o Egito desafiou a Babilônia (e a enfrentou na batalha de Carquêmis, na qual Nabucodonosor saiu vitorioso, e então cercou Jerusalém, levando cativos (entre os quais Daniel), como os vasos do templo).      Josias interceptou faraó Neco. O resultado foi à morte de Josias em combate. O avivamento acabou e, à semelhança de sua irmã Israel, Judá fez outra vez o papel de meretriz. O Egito foi derrotado pela Babilônia em Carquêmis, e a Babilônia foi o maior poder militar da época.

No livro estão registradas as profecias sobre Judá, advertindo-lhe sobre a destruição que se aproxima se a nação não se arrepender. Jeremias clama à nação para que se volte a Deus. Ao mesmo tempo, Jeremias reconhece a inevitabilidade da destruição de Judá devido à sua idolatria e imoralidade impenitente

Profeta de Judá reino do sul. Seu ministério foi de 53 anos. De acordo com a tradição, foi morto por apedrejamento no Egito. (Jr.43:6 e 7 - informam que os últimos dias de Jeremias foram passados no Egito). Era o local onde alguns dos povos de Deus se dirigiram após a queda de Jerusalém. Jeremias continuou a exercer sua função de profeta de Deus.

Propósito do livro: O julgamento contra Judá.

 Os fatos de Jeremias não estão na ordem que ocorreram.

Outros profetas dessa época: Habacuque e Ezequiel (Judá) Ezequiel e Daniel (para Babilônia) e talvez Naum (para Nínive)

Do cap. 1 a 52: Jeremias profetisa para a nação de Judá durante seus tempos mais difíceis. O povo adora ídolos e vive de maneira que não agrada a Deus. Deus anuncia que vai julgar os judeus, porque eles não o obedecem. Por 40 anos Deus fala pelo profeta, avisando a todos sobre a vinda da destruição. Jeremias é chamado de “o profeta chorão”, porque sentia profunda tristeza pelos judeus. Ele viveu bastante para presenciar a realização de muitas de suas profecias. 

Esboço de Jeremias 1:

1.1 – 10: O Chamado de Jeremias

1.11 – 16: A ameaça dos caldeus

1.17 – 19: Cidade fortificada

Jeremias Cap. 1 -

 Deus chama Jeremias para falar de sua palavra ao povo de Deus e promete que dará a Jeremias as palavras a serem ditas. Deus também assegura que será fiel ao seu profeta.

1) 1:5) O Senhor nos conhece profundamente:  “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta”.– Mesmo quando ainda éramos informes o Senhor nos conhece e ele já tem algo preparado para nós, conforme a Sua vontade. O Senhor, busca corações abertos e convertidos para que a vontade Dele, seja realizada em nossas vidas, só basta querermos e deixarmos o Espírito Santo agir.

2) 1:6-7) O Senhor não se importa com a idade ou capacidades: “Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o Senhor me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás”.– Às vezes, você pode se questionar, mas eu nem sei falar direito em público ou eu ainda sou tão jovem, poucas pessoas vão me ouvir, não se esqueça do que o Senhor disse para Jeremias, todos que Ele enviar e tudo quanto mandar falarás, só basta aceitar o desafio.

3) 1:8) Vencendo o medo: “Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o Senhor”.– Nada nem ninguém pode nos ameaçar, você acredita nessa verdade? As dificuldades diárias nos cegam frente ao nosso Deus, mas precisamos ter isso em nosso coração

“Não tenha medo, pois estou com você. Não fique ansioso, pois eu sou o seu Deus. Vou fortalecê-lo, sim, vou ajudá-loVou segurá-lo firmemente com a minha mão direita de justiça. Pois eu, Senhor, seu Deus, seguro a sua mão direita; sou aquele que lhe diz: ‘Não tenha medo. Eu o ajudarei.” (Isaias 41:8-13)

11,12) – Jeremias teve duas visões: Da vara da amendoeira - que é a sua chamada para o ministério (de repreensão) A amendoeira floresce antes de qualquer outra árvore. Daí a mensagem significando urgência, velocidade. Visão da panela ao fogo.

 

 1:17) Confie no Senhor:“Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar; não te espantes diante deles, para que eu não te envergonhe diante deles”.

Confie no Senhor frente às provas, não se espante quando tudo parecer não ter sentido, para que a nossa fé não seja duvidosa ou motivo de vergonha. COMO ESTÁ SUA CONFIANÇA NO SENHOR?