Ezequiel
Significa: Deus fortalecerá ou prevalecerá. O profeta do exílio.
Era sacerdote, (em Jerusalém), e profeta (quatro anos depois da sua chegada na Babilônia). Era também chamado de pai do judaísmo, Ele pregava para os judeus que ficaram
Nos tempos
Daniel e Jeremias foram dois famosos contemporâneos de Ezequiel.
Jeremias exerceu seu ministério na terra de Judá advertindo o povo sobre a destruição de Jerusalém. Daniel ministrou na corte em Babilônia, servindo como estadista e profeta, (ele residia no palácio) e Ezequiel ministrou para os judeus exilados em cativeiro. (ele residia no campo) Daniel foi levado nove anos antes que Ezequiel. A tarefa de Ezequiel era de impressionar os exilados com o fato que a calamidade sobreviera por causa de sua própria pecaminosidade “... a alma que pecar essa morrerá...”.
O MINISTÉRIO PROFÉTICO SE DIVIDE
1)
2)De
Ambiente da época: Ezequiel e seu povo foram levados para Babilônia e se sentiram forasteiros em uma cidade estranha, que possuía um governo autoritário.
Mensagem principal: Devido aos pecados do povo, Deus permitiu que Jerusalém fosse destruída. Mas ainda havia uma esperança; Deus prometeu restaurar a terra por amor aos que permanecessem fiéis a Ele.
O livro de Ezequiel é todo muito arranjado e unificado. Suas mensagens são endereçadas a toda a casa de Israel e apontam para glória de seu Deus. Dividindo em três seções:
Cap.
Profecias proferidas antes da queda de Jerusalém (1:1, 24:27)
1 – 1:a3:2 – Introdução: O Profeta relata como no quinto ano do cativeiro de Joaquim (
2 – 3:22 a 27 – Aqui Ezequiel teve a sua segunda visão ,sobre a glória do Senhor.
3 – 4:1 a 7:27 – Por meio de ações simbólicas, é apresentada a destruição de Jerusalém. Ezequiel devia representar o cerco de Jerusalém (4:1 a 3)
4 – 8:1 a 8 – No sexto ano,sexto mês,quinto dia (aproximadamente mês de agosto-setembro de
5 – 9:1 a 11:25 – O castigo de Jerusalém. Os ministros do Senhor passam pela cidade a fim de destruir tudo quanto resta. Ele se prepara para partida final do santuário. Os governantes iníquos da nação seriam destruídos.
6 – 12: a 14:23 – O Senhor abandona a cidade por causa de sua incredulidade e por ter seguido após os profetas falsos.
7 -15:1 a 17:24 – A certeza da necessidade do castigo.
8 – 18:1 a 32 – O amor de Deus para com os pecadores.
9 – 20:1 a 24:27 – As últimas declarações de advertência,antes da queda da cidade.
Cap.25 a 32 - Julgamento contra os inimigos de Judá. Aqui o profeta vê a destruição futura de algumas nações estrangeiras que estavam festejando a queda de Judá.
Profecias de juízo
referido contra as nações estrangeiras (25:1 – 32:33)
Amom - 24:1 a 7 ; Moabe.-25:8 a 11; Edom - 25:8 a 11;
Filistia –25:15 a 17 Tiro 26:1 a 28:19; Sidom - 28:20 a 26;
Egito -29:1 a 32;32
Cap.
33:1 a 22 – O novo pacto e o amor de Deus pelos pecadores. Instituição formal quanto missão profética.
No capítulo 33: 3- Temos três toques de trombeta
Acautelai-vos! (Ez. 33:3; Nm. 10:5)
Alegrai-vos (Nm. 10:10)
Estai prontos (Ez. 7:14;Cor.15:22)
34:1 a 31 – Chegaria o tempo quando haveriam de reconhecer o Senhor, e que entre eles esteve um verdadeiro profeta.
No capítulo 34:11a29 - Observemos os “FAREI” que Deus usa em benefício das suas ovelhas.
O pastor e suas ovelhas:
(V.11) Eu mesmo procurarei e buscarei as minhas ovelhas.
(V.12) Eu as livrarei,
(V.13) Eu as tirarei. Eu as ajuntarei. Eu as ajuntarei em diversos países.Eu as introduzirei na terra.
(V.14) Eu as apascentarei.
(V. 15) Eu as farei repousar.
(V.16) Eu buscarei a perdida. Eu fortalecerei a enferma.
35:
36:1 a 38 – A restauração do povo de Israel.
37:1 a 28 – A visão dos ossos secos, símbolo da ressurreição da nação de Israel.
38:1 a 39:29 – A profecia sobre o povo do Gogue e Magogue.
40:1 a 48:35 – A visão da igreja de Deus sobre a terra, simbolizada pela descrição do Templo.’
Profetas contemporâneos:Daniel (605-
As visões de Ezequiel: 1) O desastre de
a) À beira do rio Quebar (Tel-Abibe) –(Jeremias 3:15) 5 anos após ter sido levado cativo para Babilônia ele teve uma visão Quatro querubins (1:1 a 14)-cada um dos seres viventes tinha quatro faces, (simbolizando a natureza de Deus.) 4 rodas (1:15 a 25) o sig. é espiritual. A glória, o poder a onisciência, a onipresença, a soberania, a majestade e a santidade de Deus. Aleluia!(a roda interna: representa a onipresença de Deus. A roda externa: ninguém pode escapar da presença de Deus).
Outra visão - A glória de Deus (1:26 a 28 e 3:23)
- O rolo de um livro(2:8 ao 3:3)
b) Na residência do profeta - A figura do fogo em que são descritas: As abominações da nação (Cap.8) o castigo de Jerusalém(cap.9)Aqui o profeta é transportado até Jerusalém em espírito, e contempla a visão de sua destruição.Aqui no capítulo 8 v.14 diz:...e eis que estavam ali mulheres assentadas chorando por Tamuz...(um deus babilônico da primavera, outros dizem ser um deus da natureza outros da fertilidade. Era marido ou amante da deusa Istar. Os seguidores desta seita acreditavam que a vegetação secava e morria no verão, porque Tamuz havia morrido e descido ao mundo inferior. Deste modo os adoradores choravam e lamentavam sua morte. Na primavera,quando a nova vegetação aparecia, eles se alegravam, acreditando que Tamuz ressuscitara.Tamuz, filho de Ninrode,poderoso na terra, fundador de várias cidades, Nínive, Babilônia,etc.. Ninrode, filho de Cuxe que é filho de Cam, filho de Noé.
-As brasas de fogo (cap.10:1 a 8)- As 4 rodas com a glória do Senhor abandonando o templo(cap.10:9 a 22) Deus não estava querendo deixar o santuário do seu templo, mas os pecados do povo forçaram-no a fazê-lo. -O trasladado do profeta até a porta oriental do templo (cap.11).
c) Outras visões - Este é um segundo grupo na terceira deportação.
1) O vale de ossos secos (37:1 a 14) –
2) O templo futuro - reconstrução do templo de Jerusalém (40:1 e 48 35)
AS PARÁBOLAS DE EZEQUIEL:
1) As duas águias e a videira (cap.17)
2) Lamento em forma de poema contendo duas parábola (cap.19):
a) O leão enjaulado (v.1 ao 9)
b) A videira arruinada (v.10 a 14)Referindo-se a nação pecaminosa.
3). A parábola da panela (24:3 a 4) Uma referência ao cerco de Jerusalém.
EXÍLO
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TEMPO A. C.
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QUEM FOI LEVADO PARA O EXÍLIO |
REI ENVOLVIDO |
Primeira leva |
606 606 606 |
Membros selecionados da Família real, como Daniel.
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Jeoaquim |
Segunda leva |
597 597 |
Dez mil cidadãos de Destaque inclusive Ezequiel.
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Joaquim (è lavado cativo) |
Terceira leva |
596
596 |
Todos os cidadãos exeto Os indigentes (Jerusalém) é destruída.
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Zedequias (é levado cativo) |
Interessante: Em
O livro de Ezequiel
Prediz o fim (Ez. 1-24). |
O fim (Ez. 25-32).
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Prediz um novo começo (Ez. 33-48) |
Predição da destruição de Jerusalém
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O cerco da cidade de Jerusalém e profecias Sobre o futuro de nações estrangeiras. |
Predições da restauração do novo templo e duma Nova Jerusalém. |
O GOGUE E O MAGOGUE de Ezequiel é diferente de Apocalipse
Ezequiel 38; 39
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Apocalipse 20 |
1-A batalha segue-se a um período quando O nome de Deus está sendo profanado (39.7). |
1-Esta batalha segue-se a um período de Glória milenária. |
2-Deus chama Gogue para fora (38.8).
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Satanás chama Gogue e Magogue (20.8) |
3-A invasão vem do Norte e de países Identificados (38.15)
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3-As nações são seduzidas em toda terra (20.7-8).
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4- O propósito é saquear Israel (Ez. 38.8).
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As nações são enganadas pelo Diabo, Para se revoltarem contra Deus (20.8)
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Logo se torna evidente que quando o apóstolo João usou a expressão Gogue e Magogue (Ap.20.8). Ele estava usando estes nomes como título simbólico, representando os últimos inimigos de Israel.
O REGRESSO
1 ª leva -ZOROBABEL (governador) Jesua (sacerdote)
50.000 exilados – construção do templo-
Paralisação das obras do templo por causa dos inimigos
Ageu e Zacarias animam o povo.
2ª leva – Esdras -17.000 exilados
Construção do templo
Ester – Rainha da Pérsia
3ª leva – Neemias – restante do povo
Construção dos muros
Malaquias
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