ESTUDOS

ESTUDOS

Vamos estudar a Palavra de Deus e Porque estudar? 

 

INTRODUÇAO BÍBLICA                       

 

  Profª. Nilza Cardoso Clemente

Vamos estudar a Palavra de Deus. Que privilégio!!! Vamos conhecer melhor este maravilhoso livro e seu sagrado ensino. Há uma opinião moderna sustentada pelos intelectuais que diz: Cremos que a Bíblia, é não um relato do homem sobre seus esforços para encontrar a Deus, porém a Narração do esforço de Deus por se revelar ao homem. . A Bíblia é o registro do próprio Deus quanto ao seu trato com os homens. Revela ao homem o caminho para a salvação. Capacita o salvo para um contínuo crescimento espiritual, levando-o a andar em veredas justas e retas, em condições de servir a Deus (Pv. 4.8).
A nossa segurança, como salvos, está condicionada aos ensinos deste Sagrado Livro. Nada mais lógico que analisarmos seus textos e contexto. Podemos comparar com uma jovem que recebeu uma carta apaixonada de seu noivo e não se cansa de ler e reler até descobrir o exato sentido de cada palavra. É com esse espírito apaixonado, neste caso a Bíblia que devemos lê-la. Precisamos aprender mais do seu autor. O profeta Oséias disse certa vez: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou conhecimento” (Os. 4.6).
Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR (Os. 6.3), a fim de não perecermos.

Existe um grande número de pessoas que se dizem “crentes” sem a convicção plena da salvação e do que seja a vida de santidade e de adoração a Deus. Estão como crianças, deixando-se levar por crendices e “ventos de doutrinas” sopradas pelos falsos mestres. Isto porque lhes falta conhecimento do Santo Livro por causa da negligência de alguns líderes no ministério da palavra (Rm 12.7).
Estudemos a finco a palavra de Deus. Ela será proveitosa àqueles que puserem em pratica seus ensinos. Coloquemo-nos a disposição do Autor da Bíblia.
Sejamos ganhadores de almas e edificadores de vidas. Glorifiquemos a Deus, através de uma vida santificada, conhecendo os maravilhosos ensinos da sua palavra. Amém. Deus ordenou... Mas o sacerdote (somos nós) acenderá lenha no altar cada manhã... E que o fogo do altar jamais se apagasse (Lv. 6:12 e 13). A lenha fala da natureza humana, das falhas e imperfeições que precisam ser queimadas diante de Deus. Isto nos ensina a necessidade da comunhão diária com o Senhor. 
Deus em todo tempo tem avisado ao homem sobre a importância da comunhão. Para que haja continuidade no processo da comunhão é preciso haver lenha sobre o altar. 
Devemos nos colocar diante do Senhor a cada dia para que sejamos queimados com fogo do Espírito Santo, e assim manteremos viva a chama da comunhão, tão importante para a nossa vida espiritual.

REFLITA: Porque a palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração (Hb. 4.12).
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, mas que maneja bem a Palavra da verdade. (II Tm. 2:15)

Peçamos que o Espírito Santo, o autor da Bíblia, que ilumine e prepare um altar no nosso coração para recebermos Fogo do Céu, através da meditação da Santa Palavra de Deus.

“Uma das coisas mais importante do estudo da Bíblia é saber extrair dela a doutrina.”
E QUE A PAZ DO SENHOR ESTEJA CONVOSCO.

O tema central da Bíblia é a REDENÇÃO DO HOMEM.

A BÍBLIA é a Palavra de Deus, o livro da alma Não deve ser guardado numa biblioteca. Devemos conservá-la sempre na cabeceira à mão.
Na época atual caracteriza-se por descrença em que tudo o que é de Deus.
A Bíblia é a Palavra de Deus, O Livro Santo, o Grande Poder contra o diabo, Alumia a nossa fé e reverdece em nós a esperança da glória.
Dela tiramos: 
Água para minha sede da verdade; 
Luz nas trevas dúvidas;
O pão para fome do consolo; 
Bálsamo para as dores e agonias.

O estudo das Escrituras é o meio principal do homem natural vir a conhecer a Deus, e a Sua vontade para com a sua vida, e a maneira do crente conhecer o propósito santificador de Deus para si e para todos os salvos.

A Bíblia é a Palavra de Deus.

  A Bíblia é a revelação de Deus que de si mesmo fez a raça humana. A Bíblia é a vontade revelada de Deus (do criador) transmitida ao homem pelo próprio criador, para lhe servir de instrução e direção nos caminhos da vida.


Voltaire – O gnóstico francês que morreu em 1778 disse que em 100 anos o cristianismo seria uma religião esquecida. “Uma religião varrida da existência e transformada em história.”50 anos após a morte de Voltaire a Sociedade Bíblica de Genebra, estava usando a impressora dele para imprimir Bíblias e sua casa foi alugada para estocar “Bíblias”. Este livro não pode ser destruído porque aquilo que é sobrenaturalmente vivo não morre. E nenhuma tentativa não importa quão bem feita seja, irá destruir a Palavra de Deus. Aleluia!

Um crente vendendo Bíblia na África encontrou um homem que lhe disse: Eu fico com um exemplar deste, mas é para acender meu cigarro. O vendedor disse: Eu lhe dou este exemplar do Novo Testamento para você acender seu cigarro com uma condição... Toda vez que você for acender o cigarro leia a página primeiro. O homem aceitou o desafio. Ele leu Mateus, Marcos Lucas... E acendia o cigarro, mas... Quando chegou a João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.A vida dele foi totalmente transformada. Passaram-se 15 anos, ele se tornou um evangelista de tempo integral. Numa palestra que estava ministrando, ele do palco chamou um homem que fora assistir, e disse que se hoje ele era este homem de Deus era devido a um exemplar ganho por aquele homem. Que maravilha!
O Napoleão disse: “A Bíblia não é simplesmente um livro é um Ser Vivo que tem o poder de conquistar os seus adversários”.

 

Porque estudar a Bíblia? 

Devemos estudar a Palavra de Deus porque ela serve de base para nossas vidas. “Um furacão corta e dilacera, e apenas as fundações sólidas sobrevivem a esta fúria desenfreada. Contudo, estas bases podem ser usadas para a resconstrução após a tempestade”. Em qualquer tipo de reconstrução a base é vital importância. Ela precisa ter profundidade e solidez suficientes para suportar o peso da construção e outras pressões. É fácil pensarmos que temos todas as respostas. Na verdade, apenas Deus conhece exatamente o porquê dos acontecimentos, e precisamos submeter-nos à sua soberania.

 Nós vamos juntos investigar a única fonte que nos revela a maneira inquestionável de toda esta maravilhosa história: A BÍBLIA SAGRADA. De fato, iremos juntos, como um alpinista, a misteriosa Montanha Profética desde Adão até hoje.

 

O monte Everest tem 8000 metros do nível do mar, no Himalaia. Próximo à base da montanha a ser escalada, é montado um acampamento com todos os equipamentos necessários à sobrevivência.

 Por quê? Porque uma escalada sempre começa pela BASE da montanha. Não se trata de um passeio, principalmente onde há neve, gelo e perigo de avalanches. Sim, belas paisagens, mas devemos tomar cuidado. É verdade que estamos apenas começando nossa escalada. Muita coisa bela irá contemplar à medida que formos subindo. Vamos começar pela base. Nenhuma escalada é fácil, mesmo cravando-se os espigões de ferro e estando amarrados às cordas de um guia competente.

Em Oséias 11:4: Atraí-vos com cordas humanas, com laços de amor...Quem será o nosso guia nesta escalada? Ora será o melhor de todos: O Senhor Jesus Cristo.

É promessa para nós: Is.48:17 – “Assim diz o Senhor, o teu Redentor, o Santo de Israel. Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te ensina o que é útil e te guia pelo caminho em que deves andar.

Se confiarmos em nosso guia, chegaremos ao topo da montanha.

Não se esqueça que os professores também são guias assistentes, aonde o Espírito Santo vai nos ajudar a subir olhando para o Senhor.

II Timóteo 2:15 – Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Maneja – ou proclama sem rodeios, a palavra grega pode referir-se à ação de traçar retamente um sulco (ou caminho). Aqui relacionada com II Tim. 2:14 – significa proclamar o evangelho sem desvio.

-Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.


Em Oséias 4:6 diz “O meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento”.
Oséias 6:3 – “Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor”.
Daniel 11:32 – “Mas o povo que conhece o Seu Deus se esforçará (tornará forte e ativo ) e fará proezas.”
Mateus 22:29 – “Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.”(Não devemos criar doutrinas , heresias, a respeito de Deus ).
Devemos estudar a Bíblia por que:

- Ela é o único manual para sua vida cristã e para o trabalho do Senhor. Ela é a constituição do povo de Deus.
- Ela é a Palavra de Deus.
- O livro Santo.
- O grande poder de Deus que desfaz todo o poder do diabo
- Alumia o nosso coração. 
- Transmite alegria.
- Supera a adversidade.
- Reverdece em nós a esperança da glória.
- Realiza milagres.
- Edifica o caráter.
- Produz mudanças.
- Transforma circunstancia.
- Alimenta nossa alma e espírito.
- Ela é o instrumento que o Espírito Santo usa.
- Fará mais sábio o entendido.
Conhecimento é bom mais há uma grande diferença entre saber algo e ter sabedoria para aplicar esta sabedoria. Podemos acumular conhecimento, mas sem sabedoria, o nosso conhecimento será inútil.
Devemos por em prática o que conhecemos.
A sabedoria é um dom de Deus, desenvolvido prontamente pela experiência e pela reflexão.
A experiência do dia a dia é também fonte inesgotável de sabedoria para aqueles que andam com os olhos abertos.
Por isso o sábio observa a realidade, julga aqueles que vêem e finalmente comunica aos seus discípulos aquilo que ele mesmo aprendeu do seu relacionamento pessoal com o mundo.
Salomão pediu a Deus Sabedoria I Rs.3:16 – Ele julga a causa de duas mulheres.
- Leio a Palavra de Deus porque faz crescer a nossa fé.
- Estudar a Palavra de Deus é um requisito primordial para Deus responder às nossas orações e estarmos cheio de Sua Palavra (João 15:7) Se vós estiverdes em mim e a minha palavra estiverdes em vós pedireis TUDO o que quiseres e vos será feito.
- Devemos ler a Bíblia todos os dias (ela é alimento do corpo, traz paz a alma e espírito).
- Ler a Bíblia com atitude mental e espiritual. - Há sempre algo especial para você – Deus fala através da sua palavra.
- Ler devagar – orando – meditando – saboreando (comendo)
- Às vezes estudamos muito e aprendemos (retemos) pouco ou nada. Porque isto acontece? É pelo fato de estudarmos sem ordem nem método.

Como estudarmos a Bíblia

Às vezes estudamos muito e aprendemos ou retemos pouco ou nada. Isto acontece pelo fato de estudarmos sem ordem nem método.
1º) Busque ajuda de Deus. ORE
2º) Tenha às mãos o material de estudo.
a) Bíblia 
b) Dicionário Bíblico e Teológico
c) Atlas Bíblico 
d) Bons livros de referência. (livro de história)
e) Caderno para anotar.

3º) Seja organizado, procure obter, procure obter uma visão global do assunto. 
- Observe o texto e o contexto.
- Em todo tempo tente recompor de memórias e a cada dificuldade abre a bíblia, livro etc.

Para aprender precisa de esforço faça perguntas a quem sabe e NÃO ACREDITE em tudo que lhe disser. Pesquise tire suas conclusões peça ao Espírito Santo ajuda.

LEIA A BÍBLIA conhecendo o seu autor, aí fica muito mais fácil.

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de terno... afeto de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão e longaminidade.” Colossenses 3:12
Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor... Oséias 11:4

 

 

>>>> a origem da bíblia

 

 

 

 

 

Nilza ๑(•ิ.•ั) ๑  >>>>ONDE PESQUISO...Tudo que escrevo aqui