Jeremias
Seu nome significa=Jeová estabelece, Jeová envia ou Jeová Exaltado.
Autor: é o próprio Jeremias. No capítulo36: 1-2 “O Senhor ordenou ao profeta que tomasse um rolo e ali escrevesse todas as profecias que lhes tinham sido reveladas desde os dias de Josias até o dia presente”.
Jeremias viveu 100 anos depois de Isaías e Miquéias. Entre Isaías e Jeremias houve 30 anos sem Deus falar ao povo. Mas os profetas falsos não calaram.
Era filho do sacerdote Hilquias, sacerdote
Em sua chamada para o ofício profético, Jeremias aprendeu que a destruição de Jerusalém era certa.,e que seria realizada por meio de um inimigo vindo pelo norte.
Jeremias nasceu nesta época: No reinado de Manassés, período caracterizado pela blasfêmia e pelo derramamento de sangue inocente. Josias sucedeu a Manassés como rei de Judá.
Josias conclamou ao povo arrependimento, aí o avivamento chegou.
Em
Profeta de Judá reino do sul. Seu ministério foi de 53 anos. De acordo com a tradição, foi morto por apedrejamento no Egito. (Jr.43:6 e 7 - informam que os últimos dias de Jeremias foram passados no Egito). Era o local onde alguns dos povos de Deus se dirigiram após a queda de Jerusalém. Jeremias continuou a exercer sua função de profeta de Deus.
Propósito do livro: O julgamento contra Judá.
Os fatos de Jeremias não estão na ordem que ocorreram.
Outros profetas dessa época: Habacuque e Ezequiel (Judá) Ezequiel e Daniel (para Babilônia) e talvez Naum (para Nínive)
Do cap.
Cap. 1 - Deus chama Jeremias para falar de sua palavra ao povo de Deus e promete que dará a Jeremias as palavras a serem ditas. Deus também assegura que será fiel ao seu profeta.
Vs. 11,12 – Jeremias teve duas visões: Da vara da amendoeira - que é a sua chamada para o ministério (de repreensão) A amendoeira floresce antes de qualquer outra árvore. Daí a mensagem significando urgência, velocidade. Visão da panela ao fogo.
Cap.2 a 25 - Jeremias entrega 12 mensagens ao povo acerca do futuro julgamento da nação de Judá. O pecado dos judeus é terrível e Jeremias diz ao povo que eles serão presos e levados para a Babilônia, onde ficarão por muitos anos.
Cap.16 :.2 – Jeremias foi o único homem na bíblia que recebeu ordem para não casar.
Cap.
No cap. 36 - temos a concentração da parte histórica do livro. Indica como foi produzido.
Cap.46 a 51 - Registros das profecias contra as diversas nações. Como Deus trataria nos dias seguintes
Antes da queda de Jerusalém Jeremias censurou a conversão fingida do povo (Jr.2:9, 13) Depois da queda, Nabucodonosor deu proteção a Jeremias. Ele advertiu aos que fugiram para o Egito, mas eles não atenderam e levaram Jeremias contra a vontade dele. No fim ele é levado para o Egito por um grupo do povo de Deus Essa gente vai parar lá em franca desobediência a Deus
Devemos lembrar que quando Jesus nasceu o povo babilônico já não existia. No século primeiro d.C. a cidade da Babilônia já estava quase totalmente
Nínive, capital da Assíria, também nos dias de hoje, ovelhas pastam no que outrora era poderosa cidade. Sofonias 2:13.
Três grandes impérios buscavam a supremacia:
Egito: O mais antigo dos 3 havia dominado o mundo durante 1000 anos mas estava em decadência.
Assíria: Dominou sobre diversos povos inclusive Israel, o reino do norte (2Rs. 17:6).
Babilônia: Cresce, domina a Assíria depois o Egito e instala seu grande império, que dura exatamente o
tempo do cativeiro de Judá. 70 anos Jr. 25:11.
Amom foi finalmente assassinado por seus próprios servos e subiu ao trono Josias, seu filho de oito anos. Essa criança mostrou ser diferente do pai, pois é indicada como rei justo assim cimo Davi, Asa e Ezequias. No reinado de Josias ele dera ordem para o sumo Sacerdote Hilquias reparar o templo, e este contou a Safa que achara o livro da lei. Este contou ao rei essa descoberta.
Josias ficou abatido com as palavras do livro, sabendo que o povo esquecera completamente da lei de Deus. Josias deu início a uma reforma que apagou todos os vestígios de idolatria
Como Josias, devemos ler a palavra de Deus e estarmos prontos a esclarecer aos homens sobre o que Deus exige de nós. Devemos ser restauradores, reformadores, neste mundo cheio de idolatria, e levar as almas perdidas a ouvir a palavra de Deus.
Leia>>>>