APOCALIPSE INTRODUÇÃO E CAP 1

APOCALIPSE INTRODUÇÃO E CAP 1

 

 02 o personagem central do apocalipse

Lendo os primeiros capítulos de Apocalipse , percebemos que a mensagem de Jesus Cristo foi enviada às sete Igrejas da Ásia, que são: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.

Por que o Apocalipse se dirige a apenas sete igrejas?

Tinha muitas igrejas na Asia mas Apocalipse só fala as sete porque elas são uma representação da Igreja de Jesus em toda a história, desde a ressurreição do Senhor até o fim das eras..

Além disso, o número total das Igrejas, sete, são símbolo de plenitude na Bíblia. Com isso, é claramente possível entender que através da mensagem de Apocalipse, Jesus está falando com todos os seus irmãos, em todas as épocas.

O desejo do Senhor é que a mensagem de Apocalipse seja ministrada a todos que tiverem disposição para ouvir (22:18) e Ele chama, mais do que feliz, quem lê e estuda de maneira dedicada o conteúdo do livro.

Por várias vezes, vemos o autor repetir a expressão:  “Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”. 

Obrigada professores Lucas Curcio e Cristiane Cardoso Curcio por me incentivar estudar com dedicação para que eu tenha uma boa compreensão da mensagem.

Propósito de Apocalipse

Aqui, Jesus procura animar e fortalecer seus irmãos na dura batalha contra Satanás e seus demônios. Ao analisar a totalidade da mensagem de Apocalipse, é possível perceber que por mais árdua e duradoura que seja a disputa, o Filho de Deus sempre vencerá o mal.

Há 5 promessas ministradas aos santos nesta mensagem:

  1. Recompensa para os que morrem em Cristo;
  2. Consolação de toda tristeza e dor;
  3. Vingança para os que foram martirizados por Jesus;
  4. Vestes brancas e a presença garantida no casamento do Cordeiro;
  5. Participação no Reino eterno de Cristo.

Apocalipse e o Julgamento Final

Por fim, o objetivo do livro é apontar para o julgamento final de Deus sobre os ímpios e a vitória da Igreja. Apesar de toda objeção de Satanás, a mensagem do evangelho, a expansão do Reino e da Igreja, continuarão.

Tudo isso se encerrará, quando o inimigo de Deus for finalmente derrotado, de uma vez por todas (20:10)..

Capítulos de Apocalipse:

Capítulo 1: A Visão de Jesus Glorificado 

Capítulo 2: Carta à Éfeso, Esmirna, Pérgamo e Tiatira

Capítulo 3: Carta à Sardes, Filadélfia e Laodiceia

Capítulo 4: O Trono de Deus 

Capítulo 5: O Cordeiro de Deus

Capítulo 6: Os Seis Selos Abertos 

Capítulo 7: Os 144 Mil e a Grande Multidão

Capítulo 8: O Julgamento dos Ímpios 

Capítulo 9: Calamidade, Morte e Dor 

Capítulo 10: O Pequeno Rolo e Seu Propósito

Capítulo 11: As Duas Testemunhas

Capítulo 12: A Mulher e o Dragão 

Capítulo 13: A Marca da Besta

Capítulo 14: O Cordeiro e os Quatro Anjos

Capítulo 15: Os Sete Anjos e os Sete Flagelos

Capítulo 16: As Sete Taças do Julgamento de Deus 

Capítulo 17: A Derrota da Mulher e da Besta 

Capítulo 18: A Queda da Babilônia 

Capítulo 19: O Casamento do Cordeiro

Capítulo 20: Derrota de Satanás e o Juízo Final

Capítulo 21: A Nova Jerusalém

Capítulo 22: A Árvore da Vida e o Novo Gênesis

Esboço de Apocalipse 1:

1.1 – 6: Saudação

1.7,8: O Alfa e o Ômega

1.9 – 11: Carta às Sete Igrejas da Ásia

1.12 – 17: A visão de Jesus Glorificado

1.18 – 20: Sou Aquele que vive

 

A Visão de Jesus Glorificado

1 Revelação de Jesus Cristo, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos o que em breve há de acontecer. Ele enviou o seu anjo para torná-la conhecida ao seu servo João,

2 que dá testemunho de tudo o que viu, isto é, a palavra de Deus e o testemunho de Jesus Cristo.

3 Feliz aquele que lê as palavras desta profecia e felizes aqueles que ouvem e guardam o que nela está escrito, porque o tempo está próximo.

4 às sete igrejas da província da Ásia: A vocês, graça e paz da parte daquele que é, que era e que há de vir, dos sete espíritos que estão diante do seu trono,

5 e de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dentre os mortos e o soberano dos reis da terra. Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue,

6 e nos constituiu reino e sacerdotes para servir a seu Deus e Pai. A ele sejam glória e poder para todo o sempre! Amém.

 

Apocalipse 1, começa com a identificação da origem da mensagem, é uma revelação da parte de Jesus Cristo sobre as coisas que vão acontecer, antes do fim.

O autor  Jesus Cristo e o Escritor se apresenta como João, o mesmo que escreveu um dos Evangelhos que leva este nome. Assim como no livro, ele apresenta Jesus como a Palavra de Deus e diz que bem-aventurados são os leem, ouvem e guardam as palavras desta revelação.

O destinatário de Apocalipse são sete Igrejas que estavam localizadas na Ásia. O autor as saúda com graça e paz da parte de Deus.

João declara que o autor da mensagem, Jesus Cristo está prestes a voltar porque Ele é o início e o final de todas as coisas, inclusive da história da humanidade.

Tudo começa e termina em Cristo.

João nos diz que estava em Patmos quando recebeu a revelação, localizada na costa da Ásia Menor (atual Turquia). Ele estava lá por causa da Palavra de Deus, isto é, ele estava em exilado. A Ilha era uma espécie de prisão.

O Senhor se revela em Apocalipse não mais como o servo sofredor, mas glorificado. Cheio de glória e majestade. Ao vê-Lo, imediatamente o apóstolo desfalece diante de Jesus.

Não precisamos temer a revelação da glória de Deus, o Senhor é bom, nos ama e quer nos mostrar seus segredos.

Jesus diz a João que ele deve escrever tudo o que está prestes a ouvir e enviar às sete Igrejas da Ásia. Aqui o apóstolo estava em êxtase espiritual.

Apocalipse 1.7,8: O Alfa e o Ômega

7 Eis que ele vem com as nuvens, e todo olho o verá, até mesmo aqueles que o traspassaram; e todos os povos da terra se lamentarão por causa dele. Assim será! Amém.

EIS QUE VEM. O propósito do livro do Apocalipse é descrever o triunfo do reino de Deus, quando Cristo voltar para estabelecer o seu reino na terra; os eventos dos tempos do fim, vinculados à vinda de Cristo, são também descritos ( Dn 7.13; Mt 24.29,30). Apresenta uma escatologia de vitória para os fiéis e ensina que a história terminará no julgamento do sistema instaurado neste mundo por Satanás (Ap 17,18) e no reino eterno de Cristo e seu povo (Ap 20.4; 21.1-22.5).

8 “Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, “o que é, o que era e o que há de vir, o Todo-poderoso.”

ALFA E ÔMEGA. Alfa é a primeira letra do alfabeto grego, e ômega, a última. Deus é eterno, e desde a criação até a consumação, é Senhor sobre tudo. A Ele pertencem a vitória final sobre o mal e o domínio sobre todas as coisas ( Ap 22.13).

Apocalipse 1.9 – 11: Carta às Sete Igrejas da Ásia

9 Eu, João, irmão e companheiro de vocês no sofrimento, no Reino e na perseverança em Jesus, estava na ilha de Patmos por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus.

Ilha de Patmos é uma pequena ilha do mar Egeu, a uns 80 km ao sudoeste de Éfeso. Como já falamos João esteve prisioneiro ali porque proclamava fielmente o evangelho e foi leal a Cristo e à sua Palavra.

 

10 No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta,

ESPÍRITO. Esta expressão refere-se a um grau específico de percepção espiritual e uma idêntica sensibilidade à comunicação com o Espírito, pela qual pode-se receber visões celestiais ( At 10.10).

 

11 que dizia: “Escreva num livro o que você vê e envie a estas sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodicéia”.

Apocalipse 1.12 – 17: A visão de Jesus Glorificado

12 Voltei-me para ver quem falava comigo. Voltando-me, vi sete candelabros de ouro

SETE CASTIÇAIS OU CANDELABRO DE OURO. Trata-se de pedestais que servem de suportes a lamparinas alimentadas a óleo, e não suportes de velas; representam as sete igrejas mencionadas no versículo 11 (v. 20).

13 e entre os candelabros alguém “semelhante a um filho de homem”, com uma veste que chegava aos seus pés e um cinturão de ouro ao redor do peito.

FILHO DO HOMEM. Esta expressão refere-se ao Cristo exaltado, e é também empregada pelo profeta Daniel (Dn 7.13; 10.5,16). Nessa visão Cristo é descrito como rei, sacerdote e juiz das suas igrejas (vv. 13-16).

 

14 Sua cabeça e seus cabelos eram brancos como a lã, tão brancos quanto a neve, e seus olhos eram como chama de fogo.

15 Seus pés eram como o bronze numa fornalha ardente e sua voz como o som de muitas águas.

16 Tinha em sua mão direita sete estrelas, e da sua boca saía uma espada afiada de dois gumes. Sua face era como o sol quando brilha em todo o seu fulgor.

SETE ESTRELAS. As sete estrelas representam os anjos designados, um para cada igreja, para ajudá-la na sua batalha espiritual ou os pastores dessas igrejas.

 A “espada de dois fios” representa a Palavra de Deus, que, tanto corta o pecado, tirando-o das igrejas e trazendo a graça de Deus, como corta uma igreja, deixando-a fora do reino de Deus, como juízo (Ap 3.14-22).

 

17 Quando o vi, caí aos seus pés como morto. Então ele colocou sua mão direita sobre mim e disse: Não tenha medo. Eu sou o Primeiro e o Último.

Apocalipse 1.18 – 20: Sou Aquele que vive

18 Sou Aquele que Vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades.

19 Escreva, pois, as coisas que você viu, tanto as presentes como as que acontecerão.

COISAS QUE TENS VISTO... AS QUE SÃO... HÃO DE ACONTECER. Aqui temos um esboço do livro de Apocalipse: (1) as coisas que João viu (cap. 1); (

2) as coisas que são (Ap  2 ;3);

3) as coisas que acontecerão no futuro ( eventos antes e depois da vinda de Cristo à terra, Ap  4.1-22.21).

 

20 Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas.

 

 FONTE: 

Bibliografia

Pesquisei aqui

Apostila de  escatologia Lucas curcio

Apostila de escatologiaInstituto Bíblico Filadélfia

O rei está voltando – Geziel Gomes

Armagedom: o Confronto Final: Editora: Central Gospel- Lição 10 –

Bíblia de Estudo Pentecostal

Estudando a Palavra de Deus Ler Ban Ecatologia - revista número 18

Lições para vida Willians Corel Ribeiro

site Jesus e a Bíblia

site Estudo da Bíblia

site Jamais desista

 

biblioteca biblica

site Palavra Prudente

site Estilo adoração

veja também