ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

Mensagens de Cristiane C. Freitas e Lucas Freitas

Mensagens de Cristiane C. Freitas e Lucas Freitas

A imagem pode conter: Lucão MW Lucâo Freitas e Cristiane Cardoso, pessoas sorrindo

Habitação de Deus

João 1:14 ”E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.”

Do início ao fim das escrituras vemos que Deus gosta de estar em comunhão com seus filhos; no coletivo sim, mas no individual principalmente, Ele sempre gostou de ter intimidade, olha o que diz em  Mt 6:6 “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai,”

 No princípio Deus criou todas as coisas; Ele criou o homem e tinha intimidade com o Homem, em Gen 3: 8 nos mostra que Deus passeava no Jardim, mais na frente vimos em Is 41:8 que Deus chamou Abraão de amigo, ele  tinha comunhão com Deus, intimidade.

No Deserto Deus queria morar no meio do seu povo, em  Ex 25:8, Moisés é instruído a Fazer um santuário, uma habitação, uma tenda no meio deles – Habitar significa morar junto – foi criado um tabernáculo, onde estava a presença de Deus. Só o sacerdote entrava no santos dos santos uma vez por ano. Se estudarmos mais profundo o tabernáculo, sabemos hoje que tudo era uma sombra das coisas celestes, tudo apontava pra Jesus, Ele era o véu, o cordeiro, o sumo sacerdote, e assim vai. Hb 8:5 diz “os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo.” Deus estava junto com o Povo a todo momento. Só como curiosidade, se for ver a distribuição física das tendas, o tabernáculo ficava no centro.

Então, Jesus se fez carne e habitou entre nós, morreu e ressuscitou, mas deixou outro que ficaria para continuar essa comunhão,  João 14:16-17 – “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” A palavra Consolador tem as mesmas características de Cristo, pq Ele é o próprio Cristo.

Ao analisarmos a palavra “consolador”, vimos que é o próprio  a Cristo

παρακλητος parakletos palavra raiz; TDNT - 5:800,782; n m 1) chamado, convocado a estar do lado de alguém, esp. convocado a ajudar alguém 1a) alguém que pleitea a causa de outro diante de um juiz, intercessor, conselheiro de defesa, assistente legal, advogado 1b) pessoa que pleitea a causa de outro com alguém, intercessor 1b1) de Cristo em sua exaltação a mão direita de Deus, súplica a Deus, o Pai, pelo perdão de nossos pecados 1c) no sentido mais amplo, ajudador, amparador, assistente, alguém que presta socorro 1c1) do Santo Espírito, destinado a tomar o lugar de Cristo com os apóstolos (depois de sua ascensão ao Pai), a conduzi-los a um conhecimento mais profundo da verdade evangélica, a dar-lhes a força divina necessária para capacitá-los a sofrer tentações e perseguições como representantes do reino divino.

E ele Habita em nós,  I Co 6:19 “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço”

Vejam a importância disso, somos morada de Cristo, Ele tem o prazer em se relacionar conosco, quando entregamos nossa dependência nas mãos de Deus, o Espírito de Deus entra em nós, Ele é o responsável por nos mostrar o Plano de Deus, de nos trazer ao arrependimento, nos dá um novo nascimento e nos transformar ( 2 Co 3:17 ,” somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”) além de, quando nos enchemos Dele, nos dar dons e poder de Deus.

Ele nos liberta da cegueira desse século – 2 Co 4:4( “Nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus”) 2 Co 3:17 (“Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade. E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor”); Ele nos ajuda , olha que interessante o que diz em Rm 8: 26 “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza”, a palavra assiste significa  trabalhar junto com, lutar para obter algo juntamente com, ajudar a obter ; trabalhar lado a lado com alguém, não é fazer sozinho pra nós, é estar fazendo junto conosco.

Está conseguindo entender a importância de ser morada do Espírito? De ter a intimidad e comunhão com Ele? Em I Jo 4:4b diz que maior é o que está em nós, pq o que está em nós é o próprio Deus.

 A Palavra em 1 jo 2 :3 diz que se guardamos os mandamentos sabemos que o conhecemos; Olha a importância desse versículo 5 – “Aquele, entretanto, que guarda a sua palavra, nele, verdadeiramente, tem sido aperfeiçoado o amor de Deus. Nisto sabemos que estamos nele: aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.” Temos andando como Ele andou, pelo espírito em amor? (1 jo 4:13 ).

Em Ezequiel ​47 diz: “...e eis que corriam as águas ao lado direito. Saiu aquele homem para o oriente, tendo na mão um cordel de medir; mediu mil côvados e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos tornozelos” então olhei e Ele disse não para não!..” Mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos joelhos” então tornou a dizer não para não!.. “mediu mais mil e me fez passar pelas águas, águas que me davam pelos lombos.”  irmão, sua luta pode ser grande, mas não para não, continua caminhando, Se Ele mede e te faz avançar é pq pode ir mais; Também sabemos que o Espírito Santo pode ser só um pouco, porquê a bíblia manda a gente se encher Dele, e até aqui nos lombos ainda temos controle de andar, estamos com os pés no chão, mas Ele diz ainda não é hora de parar, continua se enchendo de mim... Oh Glória!!! Então “Mediu ainda outros mil, e era já um rio que eu não podia atravessar, porque as águas tinham crescido, águas que se deviam passar a nado, rio pelo qual não se podia passar” então nos vimos tão cheios que não andamos por nós mesmos, andamos conforme Ele quer; Vai uma questãozinha de raciocínio lógico: água é Palavra, Palavra é Jesus  que é Deus, o Espírito Santo é Deus então podemos dizer que estamos totalmente no Espírito Santo, ai sim... Quando estamos cheios falamos como Ele, Amamos como Ele, perdoamos como Ele, vivemos de acordo com o que aprendemos com Ele, não há espaço para o pecado permanecer em nós.

Deus ama estar conosco, Ele fez o homem pra comunhão com Ele; antes Ele habitou no tabernáculo feito por mãos, Hj habita em nós, habitação que não é feita por mãos até o dia que Ele vier nos buscar para habitarmos eternamente com Ele, a nova Jerusalém, onde a Glória Dele é permanente, lá não há temor, não há pranto...  Ap 21:3-4 “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; ”

Então... Ele se fez carne e habitou entre nós e continua para a Eternidade. Se firmes e permanecei na presença Dele, não Deixa o Espírito se apagar em vós. O Rei está voltando!!!! Deus vos abençoe!!!