ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

JOVENS CONTRÁRIOS

JOVENS CONTRÁRIOS

ADORAÇÃO E LOUVOR ... jovens Contrários...

Você já parou para pensar em quem você é? Porque fomos criados? O que é louvor? O que é adoração? São perguntas que deveriam estar respondidas de forma inquestionável em nosso interior, mas muitas vezes caminhamos em nossa vida de forma automática, sem ter as respostas sobre questões tão básicas e essenciais para nossa vida com Deus! Então, vamos começar nosso estudo, tentando responder algumas dessas questões e buscando de Deus atitudes para aplicarmos esses ensinamentos em nossa vida prática!

Em Efésios, Paulo tem como objetivo ensinar a Igreja a ser Igreja! Ensinado-a a ser UMA FAMÍLIA PARA O DEUS PAI, UMA NOIVA PARA O DEUS FILHO e UMA HABITAÇÃO PARA O DEUS ESPÍRITO! Sabendo da profundidade do assunto a ser tratado, ele inicia a carta, dizendo que ora “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação; Tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos;” (Ef 1: 17, 18). Essa é a nossa oração nesse primeiro encontro! REVELAÇÃO de Deus para que verdades sejam edificadas em nós, e SABEDORIA para colocarmos essas verdades em prática! Verdade profundas EM NÓS, e ATRAVÉS DE NÓS! Amém?!

  1. A) QUEM SOMOS?

1)            FILHOS DE DEUS!

Vamos começar reforçando nossa identidade em Deus: somos FILHOS DE DEUS! Nenhum outro título pode estar acima deste! E Romanos 8, nos explica isso!

Muitas vezes nos definimos como pecadores pelo fato de pecarmos. Mas lembremos: o pecado não deve nos definir, uma vez que após encontrarmos a Jesus, Ele vive em nós, e o pecado não é mais a nossa essência, mas sim pontuais desvios do alvo. Pecamos diariamente, mas o Espírito nos revela esse desvio e o deixamos, sendo então aperfeiçoados por Ele mesmo, já que agora O temos dentro de nós!

Vamos reforçar um ponto com relação ao pecado e nossa identidade. Existe a ESSÊNCIA da nossa existência e aquilo que FAZEMOS em nossa vida. Nossa ESSÊNCIA, aquilo que verdadeiramente SOMOS, é transformada pelo Espírito de Deus, e não pelo que fazemos... isso é a GRAÇA de Deus. Pelo que Ele fez por nós, tivemos nossa essência transforma, e passamos de pecadores a filhos.

Entretanto, existe outro fator que pode nos confundir: aquilo que FAZEMOS! Apesar de uma nova natureza (filhos) dada gratuitamente por Deus, desde que nascemos nessa terra, crescemos e desenvolvemos uma prática de pecadores. Então, o grande desafio da nova identidade, é entendermos que essas práticas não combinam mais com quem nos tornamos pela Graça de Deus. Na prática, somos FILHOS (e não pecadores) que ainda cometem alguns deslizes por estarmos ainda sobre a influência cultural que crescemos: O PECADO. Então, quando dizemos que NÃO SOMOS MAIS PECADORES, não dizemos que não pecamos, mas sim que tivemos nossa natureza transformada. O que nos define hoje é o título: FILHO DE DEUS! E não mais PECADOR! Pecamos? Sim! Mas o que fazemos, não define quem somos! A função não define natureza! Quem definiu nossa natureza foi Jesus, ao ceder a nós a título de FILHO DE DEUS, enquanto Ele carregou o título de FILHO DO HOMEM.

Então, quem somos? FILHOS DE DEUS! Entenda que o Espirito de Deus em você vai te ensinar dia a dia a deixar a prática do pecado, mas como Ele vai fazer isso? Te revelando a sua nova natureza e dizendo: “FILHO, essa ATITUDE DE PECADO não combina mais com sua NOVA NATUREZA! Então, viva de acordo com a sua nova realidade! ”. Note que a natureza vai definir o que passaremos a fazer e não contrário! Não é o que fazemos que define nossa natureza. Se não fosse assim, não seria graça, e a frase seria: “PECADOR, pare de pecar para que se torne FILHO de Deus”. Isso não seria graça... seria mérito!

Hoje somos JUSTIFICADOS, FILHOS. Essa é a nossa POSIÇÃO em Cristo Jesus. A CONDIÇÃO de pecador ainda existe, já que muitas vezes erramos o alvo, mas não é nossa posição atual. Pecamos? Claro. Ainda estamos em corpo corruptível e ainda crescendo de fé em fé e de glória em glória até o dia perfeito. Porém nossa CONFISSÃO DIÁRIA, NOSSA COMUNICAÇÃO é que somos FILHOS, SANTOS, JUSTIFICADOS e, assim, nosso comportamento também o será!

Leia Romanos 8:12-17 para que essas verdades sejam enraizadas no seu coração. O versículo 12 diz que não somos devedores da carne, ou seja, não somos devedores do pecado! Por isso não SOMOS pecadores! Ao dizer que somos pecadores, dizemos que somos escravos do pecado! E se somos escravizados pelo pecado, esse senhor duro e cruel nos levará a morte! MAS... no versículo 14 diz que os que são guiados pelo Espírito de Deus, são FILHOS DE DEUS! E, se somos filhos, somos guiados por Ele a deixar gradativamente o ato pecaminoso, e assim, o OBJETIVO DO ESPÍRITO SANTO vai se cumprindo em nós: NOS TORNAREMOS SUA HABITAÇÃO, PARA QUE ELE FORME EM NÓS UM FILHO, E ENTREGUE PARA O PAI ALGUÉM SEMELHANTE AO PRIMOGÊNITO: JESUS!

Continuação deste estudo https://anotacoesdabiblia.com/licao-2-filhos-e-sacerdotes

Fonte: Fonte: Contrários (Juventude da Igreja Missionária Filadélfia)