Tito
Tito foi escrito durante uma viagem, (Tt 3:12), provavelmente em Corinto, 1 Tm é geralmente colocada antes de Tito, sobre as circunstâncias em que foi escrita nada sabemos.
Tito é a terceira e última epístola “pastoral”. Como as cartas a Timóteo, esta também é dirigida a um pastor dando instruções sobre como pastorear uma igreja. Contudo, cada uma destas epístolas pastorais tem uma mensagem distinta.( I TM , II TM e TITO)
A epistola de Tito: Paulo está querendo passar o inverno
O versículo chave de Tito, afirma: “... a fim de ornarem, em todas as causas, a doutrina de Deus, nosso Salvador” (2.10).A necessidade de boas obras como demonstração de nossa fé, se repete em cada capítulo de Tito.
No capítulo 1, Paulo exorta a Igreja a só eleger líderes que sejam verdadeiros servos de Deus, e a rejeitar aqueles que “negam a Cristo por suas obras” (1.16).(Ornar a doutrina com boas obras na igreja) No capítulo 1 Paulo começa descrevendo o tipo de vida que os pastores deviam ter, bem como o que deviam desprezar.
No capítulo 2, Tito é exortado a ser um padrão de boas obras (2.7), e a ensinar os crentes a serem um povo zeloso de boas obras (2.14).( Ornar a doutrina com boas obras no lar) No capítulo 2, ele concentra sua atenção ao lar, aconselhando a todo membro de família, do mais velho ao mais novo, até mesmo aos criados.No capítulo 3 Paulo discute o relacionamentoContém três ordens para os crentes demonstrarem fé através das boas obras.“... Estejam prontos para toda boa obra (3.1). (Ornar a doutrina com boas obras no mundo)...Sejam solícitos na prática de boas obras (3.8).“. . . Aprendam também a distinguir-se nas boas obras” (3.14)
No capítulo 3 Paulo discute o relacionamento da Igreja com o mundo, dando ordens específicas sobre nossa maneira de viver perante o governo, os descrentes e os falsos mestres.
ORNAMENTO DA DOUTRINA NA IGREJA - (Tt 1)
Líderes Santos (1.5—9)É interessante notar que os líderes são chamados por três nomes: presbítero, bispo e despenseiro.Lideres ímpios (1.9—11,14—16)Sociedade Impura (1.12—13)
ORNAMENTO DA DOUTRINA NO LAR - (Tt 2)
O primeiro versículo de Tito 2 apresenta o pensamento principal para o capítulo todo: “Tu, porem, faia o que converti a sã doutrina” (2.2). Tito é instruído a ensinar aos membros da igreja como aplicar a sã doutrina a suas vidas pessoais. Aqui, Paulo enfatiza como a sã doutrina deve ser aplicada na vida de cada membro da família. Vejamos as exortações dadas a todos os membros da família, de avós a servos (criados).
O Idoso (2—3) Os Jovens (4—6) Tito (7—8)
Ao falar dos moços, Paulo se lembra de Tito, o obreiro jovem trabalhando
Servos (9—10) Incentivos (11—15)
ORNAMENTO DA DOUTRINA NO MUNDO - (Tt 3)
O último capítulo de Tito nos dá três princípios para ornarmos a doutrina. (Veja Tt 2.10). O aluno lembra -se que Paulo já falou sobre o ornamento do Evangelho na igreja e no lar. Agora, ele concentra sua atenção na responsabilidade dos crentes viverem como exemplo para o mundo, isto é, perante autoridades civis, descrentes e desviados.
Três princípios para uma “fé ativa” são encontrados nos seguintes versículos (tradução ARC):
v.1 — “. . . preparadas para toda a boa obra” (fazer o bem deve ser uma reação imediata em qualquer oportunidade).
v.8 — “. . procurem aplicar-se às boas obras” (Solicitando— do por novas oportunidades para fazer o bem).
v.14 — “. . . aprendam também a aplicar-se às boas obras” (Treinando—se para em oportunidades futuras, fazer o bem).
Preparados (1—7) Procurem Oportunidades (8—10) Aprende (12—15)
Já observamos que o crente deve estar preparado não só para agir numa dada oportunidade e fazer o bem, mas também deve estar procurando tais oportunidades. Agora veremos que o crente também deve se educar (se preparar) a fazer isto. A Bíblia nos diz que um crente fará isto aplicando a si mesmo o hábito de fazer boas obras. A palavra “ensinar” aqui significa aprender a praticar. Isto implica em dizer que o único modo de praticar boas obras é se esforçando a praticá-las mesmo que o coração não queira. Gradativamente, esta obedi&ncia ao Espírito Santo se tornará automaticamente até se tornar um novo hábito piedoso.