livros poéticos- Introdução estudo completo

livros poéticos- Introdução estudo completo

Instituto Bíblico Filadélfia      Livros POÉTICOS             Profª. Pra.Nilza Cardoso 

 Agosto /2022

Porque Poético? Porque tratam profundamente de assuntos universais da humanidade, elaborados em estilo poético.

É também chamado “SAPIENCIAL” isto é “SABEDORIA” porque contém sentenças morais. A forma mais antiga e mais simples desta literatura é o “MASHAL”. (No AT a palavra hebraica traduzida por parábola é mashal, que significa provérbio, analogia e parábola.). Que chamamos de provérbios

Poético porque é elaborado em estilo poético.

1 – Não atirei o pau no gato,to
porque isto,to não se faz,faz faz
Jesus Cristo,to ensinou nou nou
a amar, a amar os animais

2 - Batatinhas quando nasce,

 espalha a rama pelo chão.

menininha quando dorme

 põe a mão no coração.

3– Vejo no céu resplandente

Do sol a clara luz

Quero viver tão contente

Brilhando por Jesus

Nossa poesia ocidental, caracteriza por métrica , rima e ritmo.

O que é Poesia?

Vem do Grego “poeisis”. É a arte de escrever em versos, um pequeno poema, caráter do que desperta o sentimento do belo, inspiração, graça.

Peguei no dicionário Poesia é:

*uma produção em versos. (Arte de escrever em versos).

*Conjunto de obras em versos, escrita em uma língua.

*Pequeno poema.

*Caráter do que desperta o sentimento

Poesia é uma da mais antiga forma pela qual o gosto literário de um povo manifesta.

Os livros poéticos não são históricos. Estes livros são experimentais. Tratam de assuntos individuais do coração. 

Lembremos que a poesia bíblica não se limita aos livros citados “poéticos” porque boa parte dos livros proféticos apresentam-se sob forma poética, em uma ou outra ocasião, as vezes muito breve.

Os livros poéticos falam das experiências da vida, da relação do coração com Deus e da intimidade que o salvo tem com Deus. A poesia hebraica trata quase exclusivamente da grande questão da relação do homem com Deus.

 Podemos achar mensagens lindas tantas para cultos normais e semanais na igreja como de um casamento a um velório, são ricas mensagens que certamente em sua extração edificam em suas riquezas de detalhes...

 

OS LIVROS POÉTICOS...recebem este título por conta do estilo com o qual foram produzidos originalmente. Nesta coletânea, a poesia é utilizada para ensinar valores permanentes e conduzir o leitor à busca da sabedoria, responsável pela formação do caráter pessoal em sintonia com os propósitos de Deus.

A finalidade suprema da poesia Hebraica é de EXALTAR o nome do Senhor pelos livramentos e vitórias que deu ao seu povo.

 

Quais são os livros considerados POÉTICOS ou SAPIÊNCIAIS? (porque tratam profundamente de relevantes assuntos universais da humanidade)

Na Bíblia Hebraica que foi dividida em 3 seções: (nós estudamos, vamos recordar)

No Velho Testamento na Bíblia hebraica, os livros estão dispostos em 3 divisões:

1) A Lei -

2) Os Profetas –

3) Os Escritos ou Salmo

             1 - A LEI (Torah) Lucas 24:44 (E disse-lhes: "Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos".)

De Moisés (Torá) Abrange o Pentateuco –5 livros -

1.Gênesis;  2.Êxodos;  3.Levítico;  4.Números e  5.Deuteronômio

 

 

2 – Os Profetas (N’bhiim)

Desdobram-se em duas divisões -8 livros :

1) Os primeiros profetas ( profetas anteriores)

1.Josué;     2.Juízes;   3.I e II Samuel;   4. I e II Reis

2) -Os últimos profetas - 3 livros

a)(profetas posteriores ao cativeiro).–

1.Isaías;         2.Jeremias e           3.Ezequiel  e

4.Os doze

  1. b) Profetas menores1 só rolo (contendo todos os 12 livros abaixo)

1.Oséas            2.Joel  3.Amós             4.Obadias  5.Jonas             6.Miqueias        

7.Naum            8.Habacuque  9.Sofonias     10.Ageu 11.Zacarias      12.Malaquias

 

  • - Os Escritos ou Salmo ou As Escrituras

Na língua original K thubhin -11 livros

  1. Poéticos (Hagiógrafo)são 3 livros- Salmos Provérbios Jó

B .Cinco rolos (Megillth)- 5 livros

1.Cânticos - Lido pelos hebreus na páscoa

2.Ruth – lido no pentecostes

3.Lamentações de Jeremias – Lido no aniversário da destruição de Jerusalém

4.Eclesiates – Lido no tabernáculo

5.Esther – Lido no purim

  1. C) Livros Históricos- 3 livros

1.Daniel  (2.Esdras e Neemias em um só rolo ) 3.Crônicas

Os livros Poéticos faziam parte dos HAGIÓGRAFOS (Escritos Sagrados) Ketumbim.

Dentre os livros poéticos há três que são titulados Livros da Sabedoria

É sabedoria porque contém sentenças morais. A Sabedoria é um dom de Deus desenvolvido prontamente de relevantes assuntos universais da humanidade.

Os livros poéticos falam de alegria e dor, de certezas e dúvidas, de solidariedade e tribulação, de necessidade e provisão, de ódio e amor.

Em todo tempo eles apresentam Deus como um Ser amoroso sábio e supremo, eternamente interessado no bem-estar de Seus filhos.

 

são eles (os livros que vamos estudar)

Jó = Apresenta sabedoria para aqueles que sofrem, ou seja, sabedoria nas provações. O livro descreve o sofrimento do justo. Deus é sábio e supremo. 42 capítulos

Provérbios = Sabedoria para aqueles que deseja crescer e frutificar na vida espiritual, isto é sabedoria prática. É o livro por excelência da sabedoria, que auxilia o comportamento do homem, que previne e o livro do pecado. Que nos fortalece nos vendavais da vida. É um guia. 31 capítulos

Um companheiro amigo na força na fraqueza, na luz nas trevas, na paz na tribulação e nas vitórias na derrota.

Eclesiastes = Expõe a sabedoria para aquele que procura razão da nossa existência, isto é, a sabedoria filosófica. (Nome que vem do hebraico Koheleth significa aquele que preside uma assembleia e lhe dirige a palavra.)

Tudo debaixo do sol é vaidade – (vida material e natural acima do sol é a vida sobrenatural)

O temor de Deus é a verdade. 12 capítulos

Os considerados poéticos são: (poético porque é elaborado em estilo poético)

Salmos = É a harpa de Israel.

O livro do louvor de Deus, das orações, das súplicas, dos gemidos inexprimíveis, do coração que se comunica com Deus, da alma que sofrem, mas confia no El-Shaddai e é sempre vitoriosa, porque Deus é refúgio e fortaleza. 150 capítulos

Cânticos dos Cânticos = Trata do amor conjugal. Aqui temos a expressão do amor de Deus pela esposa (igreja) Cantares de Salomão.  8 capítulos

Lamentações de Jeremias = Vamos estudar também porque é considerado poético. O profeta chorão, o profeta solitário. Enfoca ter poemas que é Jeremias quem escreve. 5 capítulos 

 Recaptulando - Como vimos estes livros poéticos são chamados “KETUBIM” um modo genérico de “OS ESCRITOS”. Estes dão um destacado lugar ao gênero “SAPIÊNCIAL” (do latim sapiência), ou seja, sabedoria.

Esta sabedoria é prática. Sabedoria é um dom de Deus desenvolvido prontamente pela experiência e reflexão.

A experiência do cotidiano é uma fonte inesgotável de sabedoria para aquele que anda com os olhos abertos. 

O SÁBIO OBSERVA A REALIDADE, JULGA AQUILO QUE VÊ E FINALMENTE COMUNICA AOS SEUS DISCÍPULOS AQUILO QUE ELE APRENDEU PRIMEIRO DO SEU RELACIONAMENTO PESSOAL COM O MUNDO CIRCUNDANTE.

  Profecia, Teologia nos poéticos

A Profecia nos livros poéticos

 Duas características importantes da bíblia são:

1 – Sua fidelidade histórica

2- Seu conteúdo profético.

 A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS revelada aos homens, e nesse sentido ela é toda profética.

Aqui Deus de antemão, comunicou ao homem (seu povo) coisas que estavam por vir (profético) através da sua poesia inspirada.

Vamos investigar o pensamento de pessoas ilustres, são autoridade do cristianismo.

I Pedro cheio do Espírito Santo disse: Porque a respeito dele disse Davi...

Atos 2:25 a 30 - O patriarca Davi....sendo profeta

A congregação de Jerusalém orou dizendo “Tu , soberano Senhor...que disseste pela boca de Davi teu servo.”Atos 25:25

Jesus mesmo afirmou “o próprio David falou pelo Espírito Santo”

Mc 12:36  Jesus falou o Salmos 101

Os salmistas provavelmente não sabiam do que falavam. David pensava que era poeta e os profetas seriam Samuel, Natã e outros. Porém ele não sabia que também era profeta. Hoje sabemos disto.

Os salmistas profetizaram fatos da história de Israel.

Previsões que se cumpriram: alguns salmos fazem menção da destruição de Jerusalém, feita pelos babilônicos no ano de 576 AC. “deitam fogo no teu Santuário, profanam, arrasando-o até o chão, a morada do teu nome” Sl4:7

“Oh! Deus, as nações invadiram a tua herança, profanaram teu Santo Templo, reduziram Jerusalém a um montão de ruínas...”Sl 79:1 Asafe, autor deste salmos, viveu no tempo de David, portanto mais de 400 anos antes da destruição de Jerusalém pelo exército da Babilônia, antes mesmo da destruição do templo.

Outros salmos são registros posteriores. Nos salmos 137 temos lamentações (o cântico dos exilados); salmos 126 (o cântico dos que voltaram do cativeiro).

Os salmistas profetizaram o ministério e a morte de Jesus. Sl. 40, 69, 34, 22 e 16.

Profecias ainda por se cumprir: Sl. 2.

Tem também A TEOLOGIA NOS LIVROS POÉTICOS

 A teologia bíblica é amiga do crescimento espiritual, pois ela é simplesmente o estudo da pessoa de Deus e o que ele nos revelou através das escrituras.

Sl  Deus nos é apresentado não só como Criador, mas também como sustentador e Senhor do universo. Ele é, portanto, Deus presente e atuante. O Criador que se relaciona e se importa com a criação.

Jó  Fala claro sobre a ressurreição dos mortos (19:25 a 27).

Pv  Temos, por exemplo, a sabedoria de Deus, personificada declarando. Ler provérbio 8:22 e 23.

NOS LIVROS POÉTICOS TEMOS A SABEDORIA

 O sábio faz bom uso da inteligência, podendo adquirir conhecimento, e tira bom proveito do que aprende. Todos passamos por experiência, mas só os sábios crescem com ela.

A sabedoria é atributo de Deus. Deus é fonte da sabedoria. Salomão declara em Pv 2:6.

A vantagem de ser sábio é que a sabedoria acrescenta coisas importantes na vida do homem:

-produz segurança (Pv 2:11 e 12);

-proporciona longevidade e paz (Pv 3:12);

-manifesta glória e nobreza (Ecl 8:1);

-dignifica quem a possui (Pv 4: 7 a 8). Ler Ex. 9:16 a 18.

Jó é um exemplo de sabedoria divina.

Todas as obras poéticas das escrituras são expressões do coração do homem diante de Deus, do seu poder e sua obra

Poesia hebraica (APOSTILA do Intituto Bíblico Filadélfia)

Vários estudiosos do século XlX, supunham que os hebreus não seriam capazes de cultivar a poesia de culto LÍRICA (porque expressa o sentimento de amor contido por alguém, aspirações ou algo que o autor muito preza. ERA FALADO AO SOM DE UMA LIRA. TAIS POEMAS ERAM CANTADOS AO SOM DE UMA LIRA.), e DIDÁTICA (Tudo que se aprende com a vivência), antes de uma data bem avançada, mesmo assim só sob a influência de vizinhos mais cultos. Isto é: negava a autoria de Davi de todo Salmo. Estes estudiosos achavam que para os hebreus cultivarem esta poesia só seria possível após o exílio Babilônico. Talvez na época dos Macabeus (160 anos a.C.) Macabeus.

 Quanto a Jó e Provérbios, Eclesiastes e Provérbios estes estudiosos achavam que era da época pós exílica.

No século XX, há uma inclinação para mudar este ponto de vista, concedendo que pelo menos algumas das composições sob sua forma oral.

Houve uma descoberta no 2º milênio a. C. destes hinos ACADIANOS (caracteres cuneiformes. Acerca de300 símbolos de diferentes formas. Antigo nome da atual Escócia no Canadá. AKKAD povo babilônico antes do domínio Assírio) e hinos Egípcios aí comprovou claramente o antigo uso deste gênero (Lírico e Didático) de literatura pelos povos que circundavam Israel. Agora estas informações tem sido suplementadas pela poesia UGARÍTICA ( língua semítica do grupo Cananeu, também cuneiforme) composta numa língua parecida com o hebraico, datando do século XV a.C.

Qual a finalidade da poesia hebraica?

1 – A finalidade suprema da poesia Hebraica é de EXALTAR o nome do Senhor pelos livramentos e vitórias que deu ao seu povo.

Como já dissemos que Poesia é uma da mais antiga forma pela qual o gosto literário de um povo manifesta.

Temos muitos exemplos da poesia na história do povo de Deus.

* Êxodo 15 – A passagem do Mar Vermelho. Canta a vitória no milagre da passagem pelo mar vermelho e a destruição do exército de Faraó

* Êxodo 15:20,21  - O Cântico de Miriã – Miriã e as mulheres de Israel com tamborins dançaram celebrando a vitória de Israel.

*  Dt. 32 - O cântico de Moisés quando ele canta com a finalidade de instruir Israel nos caminhos do Senhor.

* Jz. 5 – O Cântico de Débora pela vitória de Israel sobre Jabim, rei de Canaã.

* I SM. 21 -10 –O cântico de Ana celebrando o nascimento de Samuel.

* Nm. 32:17 e 18 - O cântico das águas

* Dt. 32:1 -43 - O cântico da aliança

* Gn. 21:6 e 7 – As palavras de Sara por ocasião de seu filho, tem harmonia poética

* Salmo 150 compõe o hinário de Israel: Ações de graças, Cântico de Aleluias, Orações de súplicas, Salmos penitenciais, canto litúrgicos, (que são declarações de  confiança em Deus)

* Cântico de Ações de Graças - Reconhecendo o socorro e o livramento divino. Sl 18, 34, 100, 126 e 138

* Cântico de aleluia ou de louvor - Engrandecem o nome, a bondade, a grandeza, a majestade e a salvação de Deus. Sl 8, 34, 103, 115, 145 e 150.

* Cântico de oração e suplicas – Incluem lamentos e petições diante de Deus. Sl. 3, 6,54, 90, 141 e 143

* Cânticos litúrgicos – Usados em eventos ou festas especiais em Israel.Sl15, 24, 45 e 68.

* Cântico de Romagem – Também chamados “Cânticos de Sião” ou “Cânticos dos Degraus”Eram entoados pelos peregrinos, a caminho de Jerusalém, para celebrarem as festas anuais.

* Salmos de Confiança e Devoção – Expressam confiança e devoção a Deus.Sl 11, 16, 23, 27,40, 46, 131 e 139.

* Cântico da criação – Refere-se ao poder criador de Deus e suas obras.Sl 8, 19, 33, 65 e 104

* Salmos Régios ou Messiânicos – Descrevem certas experiências dos reis de Davi e Salomão, com significado profético, prefigurando a vinda do Messias. Sl 2, 16, 22, 41, 72, 102, 110 e 118.

* Salmos Imprecatórios – Invocam maldições. Ou vingança sobre os inimigos de Deus e de seu povo. Sl 7, 35, 58, 59, 109 e 137.

* Cântico da História da Bíblia – Narram como Deus se relacionou com Israel ao longo de sua história. Sl78, 105, 108, 126 e 137.

* Salmo da Majestade Divina – Declaram a sabedoria de Deus. Sl. 24, 47, 93 e 96.

Como vimos é rítmica e regular semelhantes aos movimentos das danças dos antigos tempos. Nasce das emoções e se manifesta em expansões de alegria ou tristeza tanto nos indivíduos como nas coletividades.

O poder das imaginações e o hábito de manifestar o pensamento por meio de linguagem figurada servindo-se de imagens e comparações da natureza.

 

As características da poesia Hebraica.

A característica mais notável (importante) da poesia hebraica é a repetição de ideias, denominada PARALELISMO, estes opera de diversos modos. Esta expressão refere-se à prática de contrabalançar um pensamento ou frase por outra que contenha aproximadamente o mesmo número de palavras, ou pelo menos, uma correspondência de ideias. (Uma idéia é afirmada e logo em seguida, é novamente expressa com palavras diferentes, sendo que os conceitos das duas linhas se equivalem de forma aproximada.

 Existiu uma época um poeta grego chamado Homero, grande poeta, que cantou em versos imortais as façanhas heroicas “ODISSÉIA” e na “ILÍADA” século XIX a.C. Mais antigo que Homero nós temos a literatura mundial, obras imortais de Luiz Vaz de Camões nos “Lusíadas” e muitas outras obras. Estas obras exaltam o Homem.)

Os tipos de paralelismo foram classificados por Lowth (1753)  

Vamos estudar 3 modos de paralelismo do saltério:

1 – Paralelismo Sinônimo ou sinonímico tem aqui Também o Paralelismo Semelhante 

2 – Paralelismo Antitético

3 – Paralelismo Sintético ou Construtivo tipo comparação tipo raciocínio

Temos também o Paralelismo Climático

 

 Paralelismo é o elemento indicativo do equilíbrio de forma de sentido. A idéia apresentada, e em seguida é repetida gerando contraste.

1 – a) Paralelismo Sinônimo ou sinonímico - São quando as idéias são iguais.(são quando expressam duas vezes a mesma idéia)

A segunda linha do salmo repete a primeira com palavras um pouco diferente.

Sl 24;1 –Ao Senhor pertence a terra e tudo que nela se contém, o mundo e os que nele habitam.

Sl 1,2 – Antes, tem o seu prazer na lei do Senhor e na sua lei medita de dia e de noite.

  1. b) Paralelismo Semelhante –Sl 19:2 – Um dia discursa a outro dia e uma noite revela conhecimento a outra noite.

Sl 15:1 – Quem Senhor habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte?

 2 – Paralelismo Antitético - São quando as idéias são contrárias. A segunda linha faz contraste com a primeira

Sl 1:6 – Pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.

Sl 37:22 –Aqueles a quem o  Senhor abençoa possuirão a terra;e serão exterminados a que amaldiçoa.

 3 – Paralelismo Sintético ou Construtivo – Tipo de complementação que é um paralelismo mais do ritmo do que do sentido. A segunda linha do Salmo complementa aprimeira enriquecendo o pensamento original.Quando dois membros prolonga ou termina de expressar o pensamento enunciado       no primeiro membro acrescentando elementos novos.

Tipo comparação: PV. 15:17- Melhor é um prato  de hortaliça onde há amor, do que o boi gordo e, com ele, o ódio.

O pensamento se esclarece pela comparação do objeto familiar.

 Sl 7:1- SENHOR, meu Deus, em ti confio; salva-me de todos os que me perseguem e livra-me;

Sl 19:8 – Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e alumia os olhos.

 4 – Paralelismo climático – A primeira linha está incompleta e a segunda linha completa o pensamento

Sl.29:1 -  Tributai ao SENHOR, ó filhos de Deus,(incompleta)

Tributai ao SENHOR glória e força. (completa)

Conclusão:

A poesia Hebraica não métrica, nem rima como a nossa, mas consiste em paralelismo ou idéias rítmicas (ritmo e cadência)

Repetia-se em uma segunda linha o que já fora escrita na linha anterior.  Paralelas são duplas 2+2;triplas 3+3;quádruplas4+4  formando dísticos, quadras, sextilhas ou oitava.