AS DUAS TROMBETAS DE PRATAS Números cap. 10

AS DUAS TROMBETAS DE PRATAS Números cap. 10

 

 Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Ouvi esta pregação e achei interessante ,então resolvi pesquisar na internet

 As trombetas de prata de Moisés de Números 10:1 a 10  eram bem diferentes das tradicionais, elas eram compridas e feitas de prata.

A cada partida do povo judeu no deserto era anunciada através de três sinais:

  1. Primeiro, as Nuvens de Glória, que habitualmente pairavam sobre o Tabernáculo, enrolavam-se e transformavam-se numa coluna ereta, significando que a partida era eminente.
  2. Moshê (O nome Moisés tem origem no hebraico Moshe) então proclamava: "Levanta-Te!" obrigando a Nuvem a começar a viajar.
  3. Os cohanim ( Cohen ou Kohen (em hebraico כהן, sacerdote ) soavam a chamada especial de partida em ambas as trombetas de prata. Ao ouvir isso, o povo iniciava sua jornada.

V,1 -O Senhor disse a Moisés:
v.2 "Faça duas cornetas de prata batida a fim de usá-las para reunir a comunidade e para dar aos acampamentos o sinal para partirem.

Aqui vemos que o Senhor disse a Moisés que fizesse duas cornetas de prata batida, essas cornetas seriam usadas para reunir a comunidade, e para dar o sinal dos acampamentos partirem.


Prata na bíblia significa
– redenção, o material era utilizado para pagar o ‘preço de um resgate ‘, as vezes os soldados iam para a guerra e quando perdiam alguma coisa ou pessoa, eles pagavam os inimigos com prata, a preço de resgate – Êxodo 30:11,16; Números 3:46-47.

Lembrando que essas cornetas não são a mesma coisa que o Shofar, que lemos em Êxodo. Esse instrumento era feito de chifre de carneiro, mas as Cornetas que estamos falando aqui parecem mais com clarins de prata.

V 3 -Quando as duas cornetas tocarem, a comunidade inteira se reunirá diante de você, à entrada da Tenda do Encontro.
V.4 -Se apenas uma tocar, os líderes, chefes dos clãs de Israel, se reunirão diante de você.9 diante de Moisés)
V.5 - Quando a corneta der um toque de alerta, as tribos acampadas a leste deverão partir.
V6-Ao som do segundo toque, os acampamentos do lado sul partirão. O toque de alerta será o sinal para partir

V.7-Para reunir a assembleia, faça soar as cornetas, mas não com o mesmo toque.
V.8- "Os filhos de Arão, os sacerdotes, tocarão as cornetas. Este é um decreto perpétuo para vocês e para as suas gerações.

Se a intenção fosse apenas reunir a assembleia, então ele deveria fazer soar as cornetas, mas não com o mesmo toque.

V.9- Quando em sua terra vocês entrarem em guerra contra um adversário que os esteja oprimindo, toquem as cornetas; e o Senhor, o Deus de vocês se lembrará de vocês e os libertará dos seus inimigos.

Deus fala para Moisés que se o povo entrasse em guerra contra um adversário e estivesse perdendo a batalha, eles deveriam tocar as cornetas, e assim o Senhor os libertaria de seus inimigos.

V.10- Também em seus dias festivos, nas festas fixas e no primeiro dia de cada mês, vocês deverão tocar as cornetas por ocasião dos seus holocaustos e das suas ofertas de comunhão, e elas serão um memorial em favor de vocês perante o seu Deus. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês".

Ah, e nos dias festivos, nas festas fixas e no primeiro dia de cada mês, eles deveriam tocar as cornetas pelos holocaustos e das ofertas de comunhão.

Então vemos  aqui PARA QUE SERVIA AS DUAS TROMBETAS

As duas trombetas de Moisés tinham várias funções, entre elas:

 Guiar o povo; Alertar sobre algum acontecimento;

Principalmente, para chamar o povo para congregar em algum lugar.

A maior dificuldade de Moisés nos tempos bíblicos era passar os recados para o povo, pois não havia um método de comunicação tão eficiente quanto hoje, como internet, grupos em whatsapp, facebook, etc, devido a grande dificuldade para se comunicar com o povo, Deus dá uma ordem para Moisés para que construísse duas trombetas de prata, para facilitar a comunicação com o povo, são elas – 

quando Moisés tocava a trombeta acontecia duas coisas, dependendo do tipo de toque ou qual das duas ele tocava, as duas coisas que acontecia é:

– Uma chamada coletiva: Todos congregavam até onde Moisés estava para ouvir que Moisés tinha para falar;

– Uma chamada individual: Onde só os sacerdotes, anciões iam ter com Moisés, era uma chamada individual.

Dependendo de qual das trombetas e a quantidade de vezes que Moisés tocava a trombeta, ou ia todo o povo congregar até Moisés, ou ia apenas os sacerdotes e anciões, isto é, existia uma CHAMADA INDIVIDUAL, onde só pessoas especificas iam e uma CHAMADA COLETIVA, onde todo o povo ia até Moisés.

Isto nos faz lembrar que;

1 - Existe uma chamada sendo feita todos os dias, que é a CHAMADA INDIVIDUAL, onde passamos dessa terra para o Reino de Deus, isto é, a morte.

2 -  e a segunda CHAMADA que é a COLETIVA, será naquele grande dia, conhecido como – ARREBATAMENTO DA IGREJA, onde a TROMBETA soará e encontraremos o Senhor nos ares.

ALGUNS MOTIVOS QUE FAZIA COM QUE O POVO NÃO OUVIA O SOM DA TROMBETA

Já vimos que as trombetas de Moisés servia para congregar o povo para que Moisés falasse com eles, mas na maioria das vezes, o povo não ouvia o som da trombeta, quero fazer um paralelo porque o povo não ouvia a trombeta de Moisés e porque muitos não ouvirão a trombeta de Deus naquele dia

Alguns motivos porque o povo de Israel não ouvia as trombetas:

 – Estavam dormindo = Muitos estavam dormindo enquanto a trombeta soava e esses que estavam dormindo não podiam encontrar-se com Moisés para ouvir que Deus tinha para falar. T

Também lembramos que atualmente, muitos estão dormindo na igreja e infelizmente quando a trombeta soar não conseguirá ouvir o barulho dela;

 – Estavam para fora do arraial = Alguns dos que não ouviam a trombeta era porque estava para fora do arraial, fora de Israel era quase impossível ouvir as trombetas soarem.

Vamos analisar que  atualmente, muitos querem estar pra fora da igreja e querem ouvir a trombeta de Deus tocar, mas infelizmente, fora da casa do Pai não tem como ouvir o som da trombeta de Deus, existem muitos ‘desigrejados‘  pensando que ouvirão as trombetas tocarem, aqueles que estavam para fora do arraial não conseguiam ouvir as trombetas;

 – Estavam ocupados trabalhando = Outro grupo de pessoas que não ouviam a trombeta de Moisés eram os que estavam sempre para fora do arraial trabalhando, fazendo negócios com outras nações,muitos estavam tão preocupados em ganhar dinheiro na época que nunca conseguiam ouvir a trombeta, a bíblia diz que é para Buscarmos o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar – Mt 6.33;

Pensemos um pouco

Como vimos nos tópicos anteriores, muitos não ouviam a trombeta de Moisés, e infelizmente muitos não ouvirão a trombeta de Deus também naquele grande dia. 

Todos aqueles que estavam preparados, acordados, despertos e atentos conseguiam ouvir o som da trombeta, nós como servos de Deus devemos estar sempre atentos e andando em retidão, justiça e principalmente, em Santidade a Deus, pois quando a trombeta soar só aqueles que estiverem ligados Nele ouvirão.

E vai ser num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.

 – I Co 15:52

Eu Nilza Cardoso Clemente pesquisei no mês de julho de 2022