Apocalipse cap.16

Apocalipse cap.16

CAPÍTULO 16 ­– Armagedom: O confronto final

As sete taças da ira ( julgamento ) de Deus

Perceba que na estrutura do livro de Apocalipse, João o autor, utiliza muitas figuras do Antigo Testamento.

Apocalipse 16.1 – 2: A primeira taça

1 Então ouvi uma forte voz que vinha do santuário e dizia aos sete anjos: “Vão derramar sobre a terra as sete taças da ira de Deus”.

2 O primeiro anjo foi e derramou a sua taça pela terra, e abriram-se feridas malignas e dolorosas naqueles que tinham a marca da besta e adoravam a sua imagem.

Apocalipse 16.3: Segunda taça

V.3 - O segundo anjo derramou a sua taça no mar, e este se transformou em sangue como de um morto, e morreu toda criatura que vivia no mar.

Semelhante à praga do sangue no Egito (Êx 7.14-24).

Apocalipse 16.4 – 7: Terceira taça

4 O terceiro anjo derramou a sua taça nos rios e nas fontes, e eles se transformaram em sangue.

5 Então ouvi o anjo que tem autoridade sobre as águas dizer: Tu és justo, tu, o Santo, que és e que eras, porque julgaste estas coisas;

6 pois eles derramaram o sangue dos teus santos e dos teus profetas, e tu lhes deste sangue para beber, como eles merecem.

7 E ouvi o altar responder: “Sim, Senhor Deus todo-poderoso, verdadeiros e justos são os teus juízos”.

Apocalipse 16.8,9: Quarta taça

8 O quarto anjo derramou a sua taça no sol, e foi dado poder ao sol para queimar os homens com fogo.

9 Estes foram queimados pelo forte calor e amaldiçoaram o nome de Deus, que tem domínio sobre estas pragas; contudo, recusaram arrepender-se e glorificá-lo.

Apocalipse 16.10,11: Quinta taça

10 O quinto anjo derramou a sua taça sobre o trono da besta, cujo reino ficou em trevas. De tanta agonia, os homens mordiam a própria língua,

11 e blasfemavam contra o Deus dos céus, por causa das suas dores e das suas feridas; contudo, recusaram arrepender-se das obras que haviam praticado.

Semelhante à praga das trevas no Egito (Êx 10.21-23).

Apocalipse 16.12 – 16: Sexta taça

12 O sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates, e secaram-se as suas águas para que fosse preparado o caminho para os reis que vêm do Oriente.

13 Então vi saírem da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs.

14 São espíritos de demônios que realizam sinais milagrosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fim de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso.

15 “Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consigo as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha.”

16 - E os congregaram no lugar que em hebreu se chama Armagedom.

Então os três espíritos os reuniram no lugar que, em hebraico, é chamado Armagedom.

espíritos de demônios  :A TRINDADE SATÂNICA:

O DRAGÃO: o próprio satanás, tentando imitar a Deus (Apocalipse 13.1-3)

O ANTICRISTO: a primeira besta do mar, tentando imitar a Cristo (Apocalipse 17.15).

O FALSO PROFETA: a segunda besta da terra, tentando imitar o Espírito Santo (Apocalipse 13.11-18).

grande dia do Deus todo-poderoso.na Escritura, esse evento escatológico recebe outros nomes: dia da vingança (Is 61.2); dia da angústia (Jr 16.19); dia da indignação (Ez 22.24); dia de ânsia, de alvoroço e de desolação, dia de trevas e de escuridão, dia de nuvens e de densas trevas (Sf 1.15)


A batalha do Armagedom — considerada a mais sangrenta de toda a História, quando sairá sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios (300km;  Ap 14.20) — é citada já no Antigo Testamento (Jl 3.9-12) e representa o ajuste entre Deus e Israel, visto que, por meio dela, o Anticristo será derrotado e, depois, lançado no lago de fogo e de enxofre (Ap 19.20)


Este é o evento que porá fim ao reino da mentira, para que o reino eterno, no qual a Igreja reinará com Cristo no Milênio, seja estabelecido. A trindade satânica se reunirá com um propósito infernal, mas será derrotada pelo Senhor Jesus, na segunda fase da segunda vinda (Ap 19.11-21).

Ao longo de toda a história da igreja houve ocasiões de intenso confronto entre Deus e as forças de Satanás (2.10,13), mas a batalha mais intensa acontecerá na segunda vinda (19.11-21).

Resumindo as Duas Guerras:

Armagedom é o lugar onde uma guerra acontecerá (v. 16, Ap. 16.14-19). Muitos crêem que este lugar é o vale de Megido ..

Gogue e Magogue são duas nações compostas de todas as pessoas do mundo que somente fingiram obediência ao Rei Cristo durante o milênio (Ap. 20.8). Durante o milênio era conveniente fingir submissão durante o Reino de Cristo. Contudo, quando apresentar a oportunidade ajuntarão em oposição a Cristo. Os rebeldes organizar-se-ão em duas nações para cercar o “arraial dos santos e a cidade amada”, Jerusalém, com propósito de destruir aquilo que dá glória a Deus. Fazem o que todo e qualquer pecado faz: Exalta-se a si mesmo e rejeita o domínio de Deus (Is. 14.13-14, “E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.”; Ez. 28.17; I Jo. 2.16).

Dois Objetivos:

Armagedom – O objetivo da guerra em Armagedom é mostrar a ira de Deus contra Babilônia e causar a sua queda, ou seja, “me assentarei para julgar todos os gentios em redor” Jl. 3.2, 11-16. Veja também: Ap. 16.12-17; 19-21; a oração de Israel: Sl. 83.3-18; a profecia da matança pela ira de Deus: Is. 63.1-6; Sf. 3.8. Essa ira será grande.

A passagem em Apocalipse 17-19 detalha a fúria desse julgamento da sétima taça que culminará nessa guerra em Armagedom ( vamos estudar mais pra frente)

Gogue e Magogue – O objetivo das nações é dar expressão da ira de Satanás contra Deus e todos os que estão com Ele na terra (Ap. 20.9). Satanás sairá logo para enganar os não-salvos e destruir tudo que dará glória a Deus.( vamos estudar mais pra frente)

Duas Épocas:

Armagedomacontece no fim da Tribulação (Ap. 16.12-16; 19.11-21) e antes do começo do milênio. Durante a Tribulação Satanás reina através dos seus militantes (o anticristo, profeta falso e a besta). Na guerra em Armagedom Jesus volta com o seu povo para derrubar este governo vil de Satanás.

Gogue e Magogue – essa guerra acontece logo depois do fim do milênio e antes do julgamento diante do Grande Trono Branco (Ap. 20.7-11). Durante o milênio Jesus reina com o Seu povo. No fim do milênio Satanás é solto e reúne os povos rebeldes para derrubar este governo justo de Jesus.( vamos estudar mais a frente)

Dois Resultados:

Armagedomserão destruídos os inimigos de Deus com a espada que saia da boca de Cristo (Ap. 19.21, “E os demais foram mortos com a espada que saía da boca do que estava assentado sobre o cavalo, e todas as aves se fartaram das suas carnes.”) Leia Dn. 2.34-35, 44-45; Zc. 14.1-12; Ap. 14.14-20, passagens que teólogos crêem que referem-se à guerra em Armagedom Penúltima guerra neste mundo.

Gogue e Magogueas nações inimigas serão devoradas pelo fogo de Deus que desceu do céu. Também “o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Ap. 20.9-10). Ezequiel 37-39 poderia referir-se ao acontecimento de Apocalipse 20.8-10. Última guerra deste mundo.

 

­  No versículo 15 - Eis que venho como ladrão  - João adverte a igreja e relembra a promessa de Jesus relativa à sua volta. "Eis que venho como ladrão! Feliz aquele que permanece vigilante e conserva consegue  as suas vestes, para que não ande nu e não seja vista a sua vergonha".

Apocalipse 16.17 – 21: Sétima taça

17 O sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e do santuário saiu uma forte voz que vinha do trono, dizendo: “Está feito!”

18 Houve, então, relâmpagos, vozes, trovões e um forte terremoto. Nunca havia ocorrido um terremoto tão forte como esse desde que o homem existe sobre a terra.

19 A grande cidade foi dividida em três partes, e as cidades das nações se desmoronaram. Deus lembrou-se da grande Babilônia e lhe deu o cálice do vinho do furor da sua ira.

20 Todas as ilhas fugiram, e as montanhas desapareceram.

21 Caíram sobre os homens, vindas do céu, enormes pedras de granizo, de cerca de trinta e cinco quilos cada; eles blasfemaram contra Deus por causa do granizo, pois a praga fora terrível.

A sétima taça representa o final do ciclo de julgamento.

 A sétima taça é a conexão onde finda-se o tempo e a História e inicia-se a eternidade, onde extinguem-se os céus e a terra, e surgem novos céus e nova terra (2Pe 3:10-13)

 

Há mais.

Abaixo é possível ver na imagem o paralelo entre as sete taças de Apocalipse 16 e as sete trombetas que aparecem nos capítulos 8 e 9, observe:

Sete trombetas                                    Sete taças

 1 – terra (8,7)                                      1 – (16.2)

2 – mar (8.8-9)                                      2 – mar (16.3)

3 – rios,fontes(8.10-12)                        3 – rios,fontes (16.4-5)

4 – sol,lua.estrelas (8.12)                     4 - sol, (16.8)

5 – poço do abismo ( 9,1)                     5 – trono da besta (16.10)

6 – rio Eufrates (9,13-14)                      6 - rio Eufrates (16.12)

7 – raio, granizo (11.15,19)                   7 - raio, granizo (16.17-21)

O que se percebe entre um período e o outro, é um aumento na gravidade dos danos causados por cada uma das séries. O que fica ainda mais claro, quando cada trombeta e taça, é analisado individualmente.

O tempo da graça terminará de maneira repentina e inesperada – “Foi mostrado a João que antes do derramamento das pragas o templo celestial ficará tão cheio da glória de Deus que ninguém poderá penetrar ali (Apoc. 15:8). Isto significa que Cristo, nosso Mediador, terminará o Seu ministério antes que caiam as sete últimas pragas.

“Se Deus revelasse a data do fim do tempo da graça, milhões de pessoas só O serviriam por ficarem com medo. Serviriam ao próprio eu e ao mundo até o último momento, quando se veriam forçados a emendar-se para poupar a vida.”

 

Bibliografia

Pesquisei aqui

Apostila de  escatologia Lucas curcio

Apostila de escatologiaInstituto Bíblico Filadélfia

O rei está voltando – Geziel Gomes

Armagedom: o Confronto Final: Editora: Central Gospel- Lição 10 –

Bíblia de Estudo Pentecostal

Estudando a Palavra de Deus Ler Ban Ecatologia - revista número 18

Lições para vida Willians Corel Ribeiro

https://www.jesuseabiblia.com

https://estudosdabiblia.net

bibliotecabiblica

http://www.jamaisdesista.com.br/

https://www.palavraprudente.com.br/estudos/calvin_d/escatologia/cap33.html