A carta à igreja de Esmirna

A carta à igreja de Esmirna

Apocalipse 2:8-11           

8-Ao anjo da igreja em Esmirna escreva: Estas são as palavras daquele que é o Primeiro e o Último, que morreu e tornou a viver.

9 - Conheço as suas aflições e a sua pobreza; mas você é rico! Conheço a blasfêmia dos que se dizem judeus mas não são, sendo antes sinagoga de Satanás.
10 -Não tenha medo do que você está prestes a sofrer. Saibam que o diabo lançará alguns de vocês na prisão para prová-los, e vocês sofrerão perseguição durante dez dias. Seja fiel até a morte, e eu lhe darei a coroa da vida.
11- Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte.

           Esmirna era uma cidade importante e populosa no primeiro século, e era conhecida, principalmente, por sua beleza.

A cidade era muito leal a Roma, a capital do Império Romano.

Na cidade havia muitos judeus que provavelmente foram atraídos àquela cidade por seu forte comércio.

A Igreja do Senhor Jesus também cresceu naquela cidade com a pregação do evangelho

 Policarpo o Pastor da igreja de Esmirna, foi um cristão fiel, temente ao Senhor, e líder exemplar. Por causa de sua fidelidade a Cristo ele acabou sendo queimado na fogueira em 155 d.C. Policarpo se negou a reconhecer César como uma divindade.

Os romanos ordenaram que ele nega-se a Cristo para ser posto em liberdade, mas Policarpo assegurou que jamais poderia blasfemar contra o seu Rei e Salvador, a quem ele tinha servido por toda a vida.

Policarpo foi ameaçado pelo procônsul romano de ser jogado às feras ou ser queimado no fogo. Mas a resposta de Policarpo foi: “Ameaça-me com o fogo que pode durar por uma hora e, então, se extingue. Mas você ignora o fogo do julgamento vindouro e a punição eterna reservada para os ímpios. Então por que estas demorando? Faça logo a sua vontade”..

Elogio à igreja de Esmirna

O que Cristo viu naquela igreja?

O Senhor Jesus elogia a igreja de Esmirna falando sobre as dificuldades que eles tinham que lidar

Observamos a aprovação de Cristo nos seguintes versículos: “Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.” (Apocalipse 2.9)

Existem elo menos 3 coisas que encontramos Jesus mencionando nesses versículos:

A tribulação; O fato de ele mencionar isso, é justamente porque aquela igreja apesar de passar por tribulações, não deixava isso abalar a sua fé no Filho de Deus.

A pobreza; Aparentemente, uma relação que existe, é que a tribulação gerou pobreza. Aquela igreja passou por momentos tão trabalhosos e isso refletiu também na parte financeira.

A blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.

Esses perseguidores em Esmirna eram judeus por raça e religião, mas não eram verdadeiros filhos de Abraão. Os judeus odiavam de uma maneira especial os convertidos do judaísmo ao cristianismo. Além de tudo, aquela igreja ainda era perseguida.

Muitos dos crentes de Esmirna eram extremamente pobres, mesmo com a cidade sendo rica e poderosa. Isso porque Esmirna era muito fiel a Roma e ao imperador. Então frequentemente os cristãos eram despedidos de seus empregos ou perdiam seus negócios quando eram convertidos a Cristo. Eles deixavam de proclamar: “César é o Senhor”, para proclamar: “Cristo é o Senhor”. Isso evidentemente lhes custava muito caro social e economicamente.

Mas embora materialmente os crentes de Esmirna fossem muito pobres, na verdade eles eram muito ricos. As riquezas espirituais que eles tinham eram incontáveis. Além disso, na carta à igreja de Esmirna o Senhor conforta os crentes dizendo que Ele conhece muito bem as dificuldades que seus filhos enfrentam.

A promessa à igreja de Esmirna

A carta à igreja de Esmirna termina com a maravilhosa promessa: “O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte” (Apocalipse 2:11). Aqui nos lembramos de um ensino do Senhor Jesus: “Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno” (Mateus 10:28).

As palavras de Cristo na carta à igreja de Esmirna ainda são tão atuais quanto foram há quase dois mil anos. Elas têm confortado a Igreja fiel por todos esses anos, e assim continuará sendo até a vinda de nosso Senhor.

Estas coisas diz o primeiro e o último (8): Jesus começa esta carta com as palavras de 1:17, frisando a sua eternidade.

Pesquisado por Nilza Cardoso

Comentário bíblico BEACON – Volume 10.

Apostila Instituto Biblico Filadélfia

Bibliografia

Pesquisei aqui

Apostila de  escatologia Lucas curcio

Apostila de escatologiaInstituto Bíblico Filadélfia

O rei está voltando – Geziel Gomes

Armagedom: o Confronto Final: Editora: Central Gospel- Lição 10 –

Bíblia de Estudo Pentecostal

Estudando a Palavra de Deus Ler Ban Ecatologia - revista número 18

Lições para vida Willians Corel Ribeiro

site Jesus e a Bíblia  

site estudo da Bíblia

biblioteca biblica

site jamais desista

site palavras Prudente

veja tb