ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

Não Entristeçais o Espírito Santo

Não Entristeçais o Espírito Santo

 

 
 
 
Mantenha Distância      
 Efésios 4:30 a 32 –Provérbios 6:16 a 19
 
Quando Paulo estava preso em Roma, escreveu esta carta para os irmãos de Efésos e os fiéis em Cristo Jesus. (nós).
São treze cartas ao todo. Doze tinham motivações, mas esta não achou a motivação. Deus o inspirou. É uma carta UNIVERSAL. (católica) É um tratado sobre a igreja. Nós não temos em nenhuma carta de Paulo tanto assunto à igreja.
 
I - Como deve ser a nossa vida?
Nós somos templo do Espírito Santo Figura peculiar. (única).
Morada de Deus. Deus habita no nosso coração. Que é a posição do crente na região celeste Efésios 2:6 - e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus.
 
4:30 NÃO ENTRISTEÇAIS O ESPÍRITO SANTO. O Espírito Santo, que habita no crente (Rm 8.9; 1 Co 6.19), é a terceiraPessoa da trindade e como pessoa  pode sentir intensa mágoa ou tristeza, assim como o próprio Jesus sentia quando chorou por causa de Jerusalém, e em outras ocasiões (Mt 23.37; Mc 3.5; Lc 19.41; Jo 11.35).
 1) O crente causa tristeza ou pesar ao Espírito Santo, quando não dá importância à sua presença, voz ou direção (Rm 8.5-17; Gl 5.16-25; 6.7-9).
2) Entristecer o Espírito Santo leva a resisti-lo (At 7.51); isto, por sua vez, leva a extingui-lo (1 Ts 5.19) e, finalmente,
3) A fazer agravo ao Espírito da graça (Hb 10.29). Esta última ação pode ser identificada como a blasfêmia contra o Espírito Santo, para a qual não há perdão Jesus.
 
Jesus está no céu assentado à direita de Deus Pai e o Espírito Santo ,está aqui na terra e ele pode ser entristecido.
 
Longe de vós - Mantenha distância
Efésios 4:31 -  Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia seja tirada de entre vós.

Toda amargura – Alma amarga Hebreus 12:15 -  Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.
"Raiz de amargura" refere-se a um espírito e atitude caracterizados por animosidade e ressentimento intensos. Aqui, talvez se refira o ressentimento do crente contra a disciplina de Deus, ao invés de submissão humilde à sua vontade para nossa vida. A amargura pode ter como objeto pessoas da igreja. Isso prejudica a pessoa que está assim amargurada, deixando-a sem condições de entrar na presença de Deus em oração. A amargura entre um grupo de crentes pode alastrar-se e corromper a muitos, destruindo a "santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (v. 14).
 
Ira  - É um estado emocional caracterizado pelo acúmulo de irritação tal que leva a pessoa a um descontrole emocional sem precedentes. A ira rouba o nosso entendimento.
Ec.7:9 -  Não te apresses no teu espírito airar-te, porque a ira abriga-se no seio dos tolos.
Pv.27:3 -  Pesada é a pedra, e a areia também; mas a ira do insensato é mais pesada do que elas ambas.
Ef.4:26 -  Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira.
A ira é como a tentação, que se não for consumada, não é pecado.A bíblia diz que o homem sábio desvia-se da ira. Pv.29:8 -  Os homens escarnecedores abrasam a cidade,mas os sábios desviam a ira.
 
Cólera - É uma pessoa violenta – e produzem frutos indesejáveis, frutos carnais que prejudicam a vida espiritual. Em lugar de alegria, paz e felicidade vão brotar a tristeza, discussões, mágoa, amargura, guerra, desunião e o desejo ardente de vingança.
 
Gritaria – A gritaria gera violência. Uma lata vazia faz muito barulho a cheia não. Devemos estar cheios do Espírito Santo. Assim não geraremos barulhos. A presença de Deus pode trazer barulhos, mas o barulho não traz Deus até nós.
 
Blasfêmias – Calúnia, murmuração, toda malícia.
 
Toda amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmias, e toda malícia são frutos da carne, e por isso é proibido por Deus. Tem ligações negativas e produzem frutos indesejáveis e prejudicam a vida espiritual
 
 
Provérbios 6:16 a 19 –  Seis coisas aborrecem ao Senhor
- Olhos altivos
- língua mentirosa
- mãos que derramam sangue inocente
- coração que maquina pensamentos viciosos
- pés que se apressam a correr para o mal,
- testemunha falsa que profere mentiras
 E a sétima a sua alma abomina:
- o que semeia contendas entre irmãos.
 
Tente soltar um saco de penas do alto de um monte. Vindo o vento o leva para toda parte, e nunca mais conseguiremos ajunta-las novamente. Assim é a palavra do homem.
 
 Sede, pois, imitadores de D
como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta de sacrifício a Deus, em aroma suave.
 A L E L U I A !!! 

Perto de vós

 Efésios 4:32 – Longe de vós Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Benignos  - Bondoso, amável . Amar é um mandamento e não opção de vida.

Misericordiosos – Que tem misericórdia. Compaixão é igual a amor. Perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.

Por Nilza Cardoso