ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

o nascimento da bíblia

o nascimento da bíblia


O homem sob a consciência fracassou. Agora ele é colocado sob a LEI. (de Torá)

O que diz as Escrituras a respeito do Velho Testamento e do Novo Testamento?

Testamento latim “testamentus”; ao termo grego “diathéke”; “Concerto”.

 Em Jeremias 31:11 foi profetizado um NOVO CONCERTO que iria substituir àquele que Deus fez com Israel no deserto (Ex.24:7 e 8).

 

O Antigo Testamento recolhe e transmite a experiência religiosa do povo israelita desde as suas origens até a vinda de cristo.  Documenta a história de Israel desde a perspectiva do sentimento religioso, mantém vivo a expressão de adoração da sua fé através do culto e recolhe as instruções dos seus profetas de Jesus Cristo, o Filho e eterno de Deus e as inspiradas reflexões dos seus sábios poetas.

O Novo Testamento é a referência definitiva da fé cristã, nele se encontram consignados os acontecimentos que deram origem a igreja de Jesus Cristo, o Filho e eterno de Deus.

O Velho Testamento é o Novo escondido, ao passo que o Novoé o Velho revelado.

A Lei tratava seus súditos como escravos. O Evangelho transforma-os em Homens livre.

A Leirevelou Deus como Criador, o Evangelho revelou Deus como o Pai.

O 1ª era carnal o último espiritual.

A 1ª foi terrena a última celestial.

 

A epístola aos Hebreus 1:1, no Novo Testamento começa assim: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, e nos falou nestes dias pelo Filho.”.

 Podemos ler ainda Hebreus 10:1 - “Porque, tendo a lei à sombra dos bens futuros, e não imagem real das coisas”.

Hebreus 9:16 – Porquanto,onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testado

Quando Jesus Cristo morreu na cruz, cumpriu a antiga lei, tornando-a sem efeito. Novo Testamento a Lei Perfeita da Liberdade.

 E os dez Mandamentos? Foram anulados? Sim eles estão superados. Toda a lei Mosaica foi abrogada, mas nove dos dez mandamentos foram incorporados na era do Novo Testamento, na Lei de Cristo. Nós obedecemos essencialmente às Leis que Cristo pronunciou. Só a lei do sábado foi abandonada sendo substituída pelo primeiro dia da semana – O Dia do Senhor - domingo. Os apóstolos e cristãos primitivos reuniram-se no primeiro dia da semana para partir o pão. Da mesma maneira que não devemos trocar nossa salvação pelo sábado, não devemos idolatrar o domingo. O SENHOR É SENHOR DE TODO O TEMPO. O Velho Testamento não se deve abandonar nem considerar seu conteúdo como indigno de qualquer estudo.

 

O Velho Testamento serve a muitos propósitos na vida do cristão

1) Dá-nos uma explanação de como o universo começou.

2) Revela-nos o que nós próprios somos.

3) Explica o pecado e a nossa necessidade de um Salvador.

4) Oferece base necessária para uma boa compreensão do Novo Testamento.

5) Apresenta-nos muitos dos princípios eternos de vida correta, amor a Deus, fé e obediência similares.

6) Está repleto de Histórias verdadeiras como ilustrações para nos advertirem contra o mal e dirigirmos na senda do bem.

7) Cotem muitas das passagens mais inspiradoras da Bíblia, como o Salmo 23, o capítulo 53 de Isaías, etc.

8) Convence-nos da inspiração das Escrituras, através de suas profecias concretizadas.

9) Auxilia-nos a sentir a majestade e a grandeza de Deus.

10) Mostra-nos como somos abençoados pelo fato de vivermos na Era Cristã.

O Antigo Testamento recolhe e transmite a experiência religiosa do povo israelita desde as suas origens até a vinda de cristo.  Documenta a história de Israel desde a perspectiva do sentimento religioso, mantém vivo a expressão de adoração da sua fé através do culto e recolhe as instruções dos seus profetas de Jesus Cristo, o Filho e eterno de Deus e as inspiradas reflexões dos seus sábios poetas.

O Novo Testamento é a referência definitiva da fé cristã, nele se encontram consignados os acontecimentos que deram origem a igreja de Jesus Cristo, o Filho e eterno de Deus.

Um pouco de História:

Quase 2000 anos se passaram e Deus chama a Abrão -  Gn. 12:1(nona geração de Sem, filho de Terá e irmão de Naor e Arã. Casado com Sarai, sua meia irmã Gn 11:27 a 29). Deus muda o seu nome (Gn. 12:) para Abraão e o constitui líder de um povo Gn. 14:2 a 15. Morava com Abraão seu sobrinho Ló filho de Arã. Já havia se passado 350 anos que aconteceu o dilúvio. Noé viveu até aí Gn. 9:28.

Cerca de 500 anos depois de Abraão. (1500 a.C.). Isto são 2500 anos precedentes da história, incluindo o relato da criação do mundo, junto com as leis de Deus os preceitos, etc. No Novo Testamento em Hebreus 11:24 a 27 diz: “Moisés foi preparado para uma tarefa importante”.Estevão fez lembrar no Sinédrio”Atos 7:38  

Em Ex.17:14 –Primeira referência escrita na Bíblia -  O Senhor ordena a Moisés para escrever a Peleja de Amaleque  num livro (Este livro é destinado a sobreviver os céus e a terra Lc.21:35).O livro a partir de Moisés ,a vida religiosa dos judeus foi organizada.Foi iniciado ,depois Profetas,Apóstolos, e outros homens santos continuaram a obra movidos pelo Espírito Santo, de tempo em tempo, até que o volume do livro ficou pronto. 

Amaleque é descendente de Esaú – tribo do Sul da Palestina – Amaleque Pelejou contra os Filisteus Israelitas em Refidim – Êxodo 17:8 A 16 Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim.Pelo que disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, eu estarei no cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão e Hur subiram ao cume do outeiro. E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas, quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia. Porém as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado, e o outro, do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs. E, assim, Josué desfez a Amaleque e a seu povo a fio de espada. Então disse o SENHOR a Moisés: Escreve isto para memória num livro e relata-o aos ouvidos de Josué: que eu totalmente hei de riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus E Moisés edificou um altar e chamou o seu nome: O SENHOR é minha bandeira. E disse: Porquanto jurou o SENHOR, haverá guerra do SENHOR contra Amaleque de geração em geração.

(A primeira menção a Josué como chefe do exército de Israel. O íntimo colaborador de Moisés).

Em Deuteronômio 4:8 lemos: E que gente há tão grande, que tenha estatutos e juízos tão justos como toda esta lei que hoje dou perante vós?Como já vimos Deus falava oralmente e as leis já existiam, mas Deus só ordenou a Moisés escrevê-las.

Oráculos de Deus em original grego significa “declaração Divina”, “palavra”.

 

 Curiosidade: Quando Abraão saiu de Ur dos Caldeus ele despediu de seus parentes em aramaico (siríaco) I Reis Com suas árduas peregrinações e com tribuladas andanças de seu filho Isaque e seu neto Jacó a antiga língua mesopotâmia aramaica foi modificada paulatinamente até transformar-se em hebraico (judaico). O hebraico possui muitas semelhanças com o idioma Ugarite e com a língua Fenícia e Moabita. O Velho Testamento era conhecida como a língua de Canaã (Isaías 19:18) e judaico .(I Reis 18:26) O alfabeto hebraico foi originário da escrita fenícia

>>>versões da bíblia