ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

RESUMO Cursos de Estudos da Fé Bíblica, Kenneth

RESUMO Cursos de Estudos da Fé Bíblica, Kenneth

   por Nilza Cardoso Clemente

Este é um curso que visa a edificação da igreja de hoje, ou seja, o corpo de Cristo.

É um curso que nos dá uma descrição de como o cristão pode desfrutar das bênçãos disponíveis através de Jesus Cristo, enquanto ainda mora aqui na terra e  através da nossa fé.

 Para isso Kenneth Hagin, divide o curso em módulos para facilitar a explicação. A primeira lição apresentada no livro mostra como podemos obter fé e a resposta está em Romanos 10.17: a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus.

Segundo o autor essa é a única forma da pessoa conseguir ter fé, ouvindo a Palavra de Deus, pois é através da Palavra que a nossa mente é renovada e poderemos compreender com o nosso espírito a realidade do mundo invisível e real no qual estamos envolvidos.

Hagin mostra como a compreensão da dimensão espiritual a nossa volta é essencial para o sucesso, visto ser ela o oposto daquilo que aprendemos através dos nossos sentidos naturais e por isso requer que seja aprendida. No decorrer do livro Kenneth Hagin retomará diversas vezes esse princípio básico para a caminhada cristã.

 

CAPITULO 1 - COMO VEM A FÉ

PARTE 1

A primeira lição apresentada no livro mostra como podemos obter fé e a resposta está

Romanos 10.17  - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. —

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se toma galardoador dos que o buscam. — Hebreus 11.6

 

Em Atos 10 e 11 lemos a respeito de Cornélio, que, embora temente a Deus, ainda não tinha sido salvo.

 

Assim, Paulo fez três coisas:

Pregou o evangelho ao homem.

  1. Percebeu que o homem tinha fé para ser curado.
  2. Mandou o homem levantar-se e andar

Pregou o evangelho

Percebeu que o homem tinha fé para ser curado

Mandou o homem levantar e andar.

 

O homem também fez três coisas :

Ouviu Paulo pregar o evangelho

Ele teve fé para ser curado

Levantou-se e andou.

 

Quando agimos pela fé, à altura da Palavra de Deus, ao invés de agirmos à altura do que sentimos, temos cem por cento de resultados favoráveis. Se ao invés disso nos sentamos, com gemidos, suspiros, queixumes e reclamações, esperando que algo aconteça, não teremos nenhum resultado.

Segundo o autor essa é a única forma da pessoa conseguir ter fé, ouvindo a Palavra de Deus, pois é através da Palavra que a nossa mente é renovada e poderemos compreender com o nosso espírito a realidade do mundo invisível e real no qual estamos envolvidos.

A Cura Faz Parte do Evangelho

 

CAPÍTULO 2 - COMO VEM A FÉ

PARTE 2

Agora, A FÉ É A SUBSTANCIA das coisas que se esperam, a evidência das coisas que se não vêem. — Hebreus11.1

Deus nos diz exatamente o que é a fé bíblica. Em Hb 11.1 lemos que a fé é a evidência das coisas que se não vêem e que a fé é a substância das coisas que se esperam. Em outras palavra, a fé é a substância.

 

A Fé Humana X A Fé Bíblica

Contudo, devemos entender que há várias espécies de fé. Por exemplo, todos têm a fé humana natural, quer sejam salvos ou não. Mas em Hebreus 11.1 Deus fala a respeito da fé bíblica. A fé bíblica consiste em se crer com o coração.

 

Apropriando-se da Força de Deus, Pela Fé

Recebendo as Promessas Pela Ação À Altura da Palavra de Deus. A fé consiste em agir à altura da Palavra de Deus. A fé consiste em dar substância às coisas que se esperam.

Sua fé pode dar substância à esperança. A fé trará a resposta das orações. A esperança diz: "Terei a resposta do pedido algum dia] mas a fé diz: Tenho a resposta agora.

 

A Fé Mental x A Fé do Coração

Muitos sabem o que a Palavra de Deus diz e concordam mentalmente que ela é verdade. Mas   somente   concordam   em   suas   mentes.   Devemos   entender   que   não   é   esta   espécie   de assentimento mental que produz a realização da tarefa. É a fé do coração que recebe de Deus. É por isso que a Bíblia diz: Porque com o coração se crê... (Rm 10.10). Jesus falou a respeito do crer com o coração em Mc 11.23.

 

Quando agimos pela fé, à altura da Palavra de Deus, ao invés de agirmos à altura do que Sentimos, temos cem por cento de resultados favoráveis. Se ao invés disso nos sentamos, com gemidos, suspiros, queixumes e reclamações, esperando que algo aconteça, não teremos nenhum resultado.

 

Creia no Que a Bíblia DizE Não no Que Os Seus Sentimentos Lhe Dizem.

Se quisermos esperar até que os sintomas desapareçam, até que a carne responda à fé, e até que tudo esteja bem, antes de começarmos a crer em Deus, então estamos fora da Palavra, e nunca receberemos nada.

Aqueles que crêem naquilo que a Palavra de Deus diz, sem considerarem o que vêem ou sentem, são os que recebem as bênçãos.

Focalize sua atenção e mente naquilo que Jesus fez por você, e naquilo que ele está fazendo por você, como Sumo Sacerdote. Jesus está fazendo algo a seu favor agora. Ele está à destra de Deus intercedendo por você (Hb 7.25).

 

CAPÍTULO 3 - O QUE É A FÉ?

Parte  I

Agora, A FÉ É A SUBSTANCIA das coisas que se esperam, a evidência das coisas que se não vêem. — Hebreus11.1

 

A DIFERENÇA ENTRE FÉ E ESPERANÇA

Deus está dizendo que a fé significa agarrar as realidades da esperança e trazê-las para a dimensão da realidade. Muitas vezes, em se tratando de receber o Espirito Santo, ou a cura física, ou a resposta de um pedido de oração, muitas pessoas estão somente esperando receber estas bênçãos.

 

A Fé é Para Agora

Não é a esperança que realiza a tarefa; é a fé. Alguém diria: "Creio que serei cheio do

Espírito Santo. Tal declaração não expressa fé, e sim esperança, pois a esperança

Sempre aponta para o futuro. Já a fé aponta para agora, para o exato momento presente. Por exemplo, a fé diz: "Recebo agora; creio que recebi agora a resposta da minha oração".

Precisamos entender que em se tratando de receber algo de Deus, funciona assim.

Os princípios da fé são os mesmos em qualquer área, seja para finanças, para o batismo com o Espírito Santo, para a cura divina, ou para qualquer outra petição.

Se você aprender os princípios da fé, será fácil receber de Deus qualquer coisa que esteja de acordo com Sua Palavra.

 

Fé X Esperança, na Oração de Concordância

Não me entenda mal. Se você colocar a esperança no lugar certo, ela será uma grande e maravilhosa bênção na sua vida. Paulo disse em 1 Coríntios 13.13: Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três: porém o maior destes é o amor.

Paulo não disse que a fé e a esperança não eram importantes; ele simplesmente disse que o maior dos três é o amor. Mas cada um deles tem o seu lugar. Por exemplo, você não pode substituir o amor pela esperança, nem a esperança pela fé.

 

Sei que substituem a fé pela esperança por causa daquilo que as ouço dizer. Muitos dizem para mim: "Se você tirar minha esperança não tenho mais nada".

Respondo: "Não, não tirarei sua esperança. Só estou mostrando a você que sua esperança está no lugar errado; você está tentando fazer com que a esperança realize algo que somente a fé pode fazer: receber de Deus.

 

A Esperança é Para o Futuro

Graças a Deus pela Bendita Esperança. A Bendita Esperança da igreja é o retomo do Senhor Jesus Cristo breve, a ressurreição dos que morreram em Cristo, o arrebatamento dos santos que estão vivos, a esperança do céu, a esperança de vermos nossos entes queridos e nossos amigos. Graças a Deus por essa esperança.

 

Fé Para Salvação, e Não Esperança

Quando você quer algo que Deus lhe prometeu em Sua Palavra, isso é para agora. Por exemplo, se a pessoa quer ser salva, não é no futuro que ela quer sua salvação.  Poderia ser tarde demais.

Regozijamo-nos por essa esperança, mas tudo isso está no futuro. Jesus está vindo de novo, quer creiamos nisso, ou não. Ele está vindo porque a Palavra de Deus assim o diz. A ressurreição ocorrerá, quer tenhamos fé, ou não. E os nossos entes queridos e amigos que foram salvos e que já morreram, estão lá no céu, quer creiamos, quer não. E voltarão com Jesus em sua vinda.

Minha fé não trará Jesus de volta. Em outras palavras, não posso crer que Ele voltará num instante específico e liberar minha fé para trazê-lo de volta. Se isso fosse possível, a igreja poderia crer e trazer Jesus de volta no momento que quisesse.

Jesus está vindo. Contudo trata-se do futuro, pois não sabemos quando acontecerá. No entanto, sabemos que acontecerá, e trata-se de uma Bendita Esperança. E sabemos que é uma esperança purificadora pois lemos em 1 Jo 3.3 que... a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro. A Bendita Esperança refere-se ao tempo futuro. Creio que Jesus está voltando, mas Ele está voltando creia nisso ou não.

 

Transformando a Minha Esperança em Fé

 

Você Não Pode Crer Além Daquilo Que Conhece

Hoje, Jesus não está presente fisicamente para falar com uma pessoa, como as pessoas falam entre si. Ele não está aqui em carne, mas o Espírito Santo está aqui.

O Senhor disse: "Você crê, está certo, dentro do seu conhecimento atual. Mas o restante do versículo diz,... e a terá. O versículo diz: creia que a RECEBEU, e a TERÁ (Mc 11.24).

 

Creia Que Você Recebeu Sua Petição Antes de Obtê-la

Agora, a fé É a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas que se não vêem (Hb 11.1 KJV). AGORA fé é.... Se não é para agora, não é fé. A Bíblia diz: "Agora, a fé é ...",no tempo verbal presente. Se não está no tempo verbal presente, então não se trata da fé.

Quando disse ao Senhor: "Senhor, creio que recebo minha cura agora", foi nesse momento que tinha a fé operando em meu favor. Mas quando as pessoas dizem: "Creio que Irei ser curado", não se trata da fé, pois não é no presente.

Assim, o princípio da fé ó o mesmo: creia que você recebeu antes de ter o que pediu (Mc 11.24)

 

O Princípio da Fé Funciona em Qualquer Área Que Precisamos Receber de

Deus

O entendimento deste princípio que rege a fé bíblica também me ajudou a receber o batismo com o Espírito Santo mais tarde. Se você é um crente também não precisa esperar para receber este dom do Espírito que está à disposição de todos os crentes (At 1.8 e 2.38,39). Mudando a Esperança em Fé Para Se Receber o Espírito Santo.

 

Esperança: Espera Bem, Recebe Mal

A esperança pode esperar bem, mas recebe mal. Em se tratando das orações as pessoas dizem: "Estou orando e esperando". Já ouviu algo assim? Você já falou assim?

Se você fala assim, então corrija a si mesmo. Da próxima vez que começar a falar dessa maneira diga: "Pare aí". Pois isso não ó fé.

Também ouvimos as pessoas dizerem: "Tudo que devemos fazer é orar e esperar". Se você está fazendo assim, então já está vencido.

É a fé que realiza a tarefa! E a fé é agora. A Bíblia diz: AGORA, a fé é a substância das coisas que se esperam... (Hb 11.1 KJV). A esperança espera bem, mas recebe mal. A esperança não realiza a tarefa, mas a fé realizará!

Pela fé você pode receber qualquer coisa que Deus tenha prometido em Sua Palavra, seja salvação, cura, batismo com o Espírito Santo, ou qualquer outra coisa de Deus.

 

CAPITULO 4 - O QUE É A FÉ?

PARTE 2

Agora, a fé é a substância das coisas que se espe ram, a evidência das coisas que se não vêem. Hebreus11.1 (KJV)

A fé dá substância às coisas que se esperam. A esperança não produz nenhuma substância. Mas a fé dá substância às coisas pelas quais esperamos. Em outras palavras, o que Deus está dizendo em Hb 11.1 é que a fé é o mesmo que agarrar as irrealidades da esperança e trazê-las para a dimensão da realidade.

Sabemos que a fé cresce pela Palavra de Deus pois Rm 10.17 diz: De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela Palavra de Deus (ARC).

Outra versão de Hb 11.1 diz: "A fé é a certidão de garantia de que aquilo que temos

esperado já é nosso". Nosso texto diz que a fé é a evidência das coisas que não se vêem. Por exemplo, você poderia esperar pelo suprimento financeiro para pagar certa obrigação financeira, mas a fé lhe dá a certeza de que você tem o dinheiro que necessita.

Você poderia esperar por fortalecimento físico para realizar uma tarefa, mas a  fé  diz: O Senhor é a fortaleza  da minha vida, a quem temerei?  (Sl 27.1). Em outras palavras, a fé diz exatamente a mesma coisa que a Palavra de Deus diz.

De fato, a incredulidade consiste na oposição à Palavra de Deus. O lado negativo desta verdade é que há muitos crentes cujo falar expressa dúvida e incredulidade, e que realmente estão se opondo à Palavra de Deus.

 

Fé Não é Esperança

Em primeiro lugar, fé não é esperança. Abordamos este assunto na última lição.

Fé não é esperança! Quando vou orar pelas pessoas e pergunto: "Você será curado?", ou,"Você será cheio do Espírito Santo quando impuser minhas mãos sobre você e orar?". Muitas vezes as pessoas respondem: "Espero que sim, irmão Hagin"

Jesus também disse: ... e tudo quanto pedirdes em oração, CRENDO, recebereis (Mt 21.22).

Se você quer saber se está realmente crendo em Deus ou somente esperando, posso dizer-lhe a diferença: a esperança se refere sempre ao futuro, porque a esperança olha para o futuro.

Por exemplo, a igreja do Senhor Jesus Cristo tem a Bendita Esperança da volta de Jesus.

Mas isso é futuro. A vinda de Jesus, a ressurreição dos mortos que foram salvos, o arrebatamento dos santos que estão vivos, tudo isso, se refere ao futuro. Mas se você procura cura, não é no futuro que você quer ser curado. Você quer ser curado neste exato instante, principalmente se estiver sofrendo.

Se você procura o Espírito Santo, não é no futuro que você quer ser cheio do Espírito Santo, é agora. Enquanto você deixar de crer que recebeu a bênção, ela estará no futuro e continuará no futuro.

 

Fé Para Salvação, e Não Esperança

Quando você quer algo que Deus lhe prometeu em Sua Palavra, isso é para agora. Por exemplo, se a pessoa quer ser salva, não é no futuro que ela quer sua salvação. Poderia ser tarde demais.

 

A salvação não é baseada na esperança, mas sim na fé.

É isso que a Bíblia diz a respeito da salvação.

EFÉSIOS 2.8 - 8 Porque pela graça sois SALVOS, mediante a FÉ...

JOÃO 6.37- 37... e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.

ROMANOS 10.13- 13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será SALVO.

ROMANOS 10.9,10- 9 Se com a tua boca CONFESSARES a Jesus como Senhor, e em teu coração CRERES que Deus o res suscitou dentre os mortos, serás salvo.

Mas, de fato, Deus não prometeu curá-lo. Alguns dizem: "A Palavra de Deus diz: ... ele mesmo TOMOU as nossas enfermidades, e CARREGOU com as nossas doenças [Mt 8.17]. Não é uma promessa?"

Não, não é uma promessa. É a simples declaração de um fato que já ocorreu. Muitas vezes chamamos este e outros trechos de promessas, mas, de fato, são descrições de um acontecimento.

Estes trechos nos falam de nossa provisão em Cristo — o que Jesus já fez por nós. Trata-se de um fato consumado

1 PEDRO 2.24- carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos aos pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas FOSTES sarados.

Alguém diria: "Este trecho não promete a minha cura?" Não, este trecho não promete a sua cura. Ele diz que a cura pertence a você, em Cristo. Descobri que| tão logo as pessoas desistem de esperar por sua cura e de procurar sua cura, e começam a crer que a receberam, sã o imediatamente curadas.

 

A Fé é No Tempo Presente

MARCOS 6.5 - [Jesus] não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo- lhes as mãos

 

A Fé é do Coração, e Não da Mente

Precisamos perceber que a fé é do coração, e não da mente. Quando era um jovem batista, costumava pregar uma mensagem intitulada: "Fé da mente X Fé do coração"

Em se tratando de receber o batismo com o Espírito Santo, cura, ou a resposta de uma oração, os cristãos poderiam perguntar: "Qual é a diferença entre a fé do coração o e o assentimento mental? Como posso dizer se realmente estou crendo com o meu coração, ou se estou somente concordando com a Palavra de Deus?"

Se você estiver somente concordando mentalmente, dirá que crê que a Bíblia é verdadeira mas não crê que é verdadeira para você.

Você diria: "Creio que a Bíblia é verdadeira, mas não recebi a resposta do meu pedido, e não entendo por que". Mas a fé diz: "É meu. Tenho agora". A fé crê e age à altura da Palavra.

 

Liberando Sua Fé Pela Confissão Naquilo Que Você Crê

Também digo a algumas pessoas, no que tange à cura: "Por que você simplesmente não age à altura da Palavra? Quando irá agir tendo a Palavra como verdade? A fé é uma ação; é Agir tendo a Palavra de Deus como verdadeira".

Há sempre um caminho pelo qual você pode agir à altura da Palavra de Deus, mesmo que esta ação seja somente louvá-lo e agradecê-lo por ele ter-lhe ouvido. Não importa quanta fé você tenha, se não colocar sua fé em ação, não terá qualquer resultado. recebidas, mas sim o Pai. Não fui eu que as estabeleceu na base da graça e fé, e sim Deus".

Para que seja possível a Deus ajudar-nos, devemos conservar nossos corações e mentes abertos à Sua Palavra. A fé é tão simples quanto a Palavra de Deus diz que ela é, porque a Palavra de Deus não falha.

 

CAPÍTULO 5 - O QUE É A FÉ?

PARTE 3

Nos capítulos do livro dedicado a explicar o que é a fé, o conceito chave é a diferenciação entre fé e esperança. Kenneth Hagin explica que enquanto a esperança está no tempo futuro, de algo que acontecerá em momento incerto, como por exemplo, a volta de Jesus, a fé trata de acontecimento do agora, possíveis de concretização certa, como a cura e o batismo com o Espírito Santo, bênçãos que já estão a nosso dispor. O Curso demonstra que enquanto o cristão continuar esperando certas bênçãos de Deus jamais receberá nada, pois é preciso apenas reivindicar o que já é seu por direito.

 

Agora, a fé é a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas que se não vêem. Hebreus11.1 (KJV)

Uma versão moderna diz: "A fé ó dar substância às coisas que se esperam". Precisamos entender que ó a nossa fé que dá substância às coisas que esperamos. Se quisermos esperar até que tenhamos algo, e não crermos que já temos, ficamos para trás e isso não funciona. É a nossa fé que dá substância às coisas que esperamos ou desejamos.

Esta verdade é encontrada através das páginas da Bíblia, seja no Antigo Testamento, seja no Novo Testamento.

No  Antigo Testamento temos  algumas  ilustrações  que apresentam claramente o  mesmo pensamento de Hb 11.1.

 

A Fé é Ativa

Precisamos entender o que é a fé. A fé é agir à altura da Palavra de Deus

 

A Ação à Altura da Palavra de Deus Traz os Resultados

Há uma lição espiritual para nós aqui. Quando agimos à altura da Palavra de Deus, isto é fé.

E quando a fé está conosco, receberemos as respostas das nossas orações. Se fracassarmos em agir à altura da Palavra de Deus, esperando que algo aconteça antes de crermos, não receberemos de Deus o que precisamos.

 

Você Não Pode Receber de Deus Sem a Fé

 

O Espírito Santo Concede um Impulso, Mas é Você Que Deve Responder

Muitas pessoas pensam que o poder curador de Deus irá mover-se e obrigá -los a fazer algo, quer queiram, quer não; quer cooperem com seu poder, ou não. O Espírito Santo não age assim.

São os demônios que agem dessa forma. Os demônios usam a força e obrigam as pessoas a fazerem o que querem. Já o Espírito Santo incita, concede um impulso, mas é você que deve responder; cabe a você obedecer ou não.

Aja à Altura da Palavra de Deus!

A Fé é Cooperar Com Deus

Se Você Crê, Irá Agir

Aja à altura da Sua Fé Para Ser Curado Ler Atos cap 14

Aja à altura da Sua Fé Para Receber o Espírito Santo

 

CAPÍTULO 6 - O QUE É A FÉ?

PARTE 4

Agora, a fé é a substância das coisas que se esperam, a evidência das coisas que se não vêem. Hebreus11.1

Por meio dessas lições, já aprendemos que a fé e a esperança são duas coisas distintas. A fé diz: "eu tenho agora". A esperança diz: "terei algum dia". A fé refere-se ao presente, a esperança ao futuro.

Concordar Mentalmente com a Palavra de Deus Não é Crer Com o Coração

 

A Fé de Tome X A Fé de Abraão Ler João 5:25 -29

 

A Cura Divina É Uma Cura Espiritual

Um Exemplo do Andar Por Vista Ao Invés do Andar Por Fé

A Cura Divina É Uma Cura Espiritual

Receber o Espírito Santo É Uma Realidade Espiritual

Nenhuma Ação da Carne é Necessária Para Se Receber o Espírito Santo

 

CAPITULO 7 - O QUE SIGNIFICA CRER COM O CORAÇÃO

Parte 1

Porque COM O CORAÇÃO se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação. -Romanos 10.10

 

O Coração do Homem é o Seu Espírito

O Homem Interior X O Homem Exterior

Vejamos outros trechos das Escrituras. Quero simplesmente deixá-lo ciente do fato que você é um espírito, que possui uma alma e habita num corpo.HEBREUS 12.18-23

 

Apresente Seu Corpo; Renove Sua Mente

ROMANOS 12.1,2

 

O Homem é Um Ser Espiritual

O espírito do homem é o seu coração. Sabemc3 que o homem é um espírito. Sabemos que como um ser espiritual o homem está na mesma categoria de Deus. É assim pois ele foi criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26; Jo 4.24)

 

A "Casa" de Deus — Os Nossos Corpos

2 CORÍNTIOS 5.1

 

CAPÍTULO 8 - O QUE SIGNIFICA CRER COM O CORAÇÃO

PARTE 2

Porque com o CORAÇÃO se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da

salvação. — Romanos 10.10

O próximo passo apresentado é a explicação do que significa crer com o coração, e nessa série de capítulos é demonstrado que a fé que consegue obter as promessas de Deus é a fé que vem do coração homem e por coração entende-se espírito. Hagin declara que o ser humano é um ser espiritual que possui uma alma e habita em um corpo, e é com o nosso espírito, nosso Eu interior que Deus se comunica, visto ser ele também um espírito. O autor adverte que aprender a discernir a voz do nosso homem interior, da voz da nossa mente compreende passo indispensável a todo aquele que deseja crescer em fé.

 O Coração do Homem

Considere particularmente as palavras Porque com o CORAÇÃO se crê... É com o coração que o homem crê.

 A Revelação da Palavra de Deus Em Nosso Coração

Considere que precisamos receber em nosso coração a revelação da Palavra de Deus. É por isso que temos que depender do Espírito Santo para desvendar e revelar para nós a Sua Palavra

 

CAPÍTULO 9 - COMO LIBERAR SUA FE

PARTE 1

Porque com o CORAÇÃO se crê para justiça, e com a boca se CONFESSA a respeito da

salvação. — Romanos 10.10

 

Quatro Tipos de Confissão

Há   quatro   tipos   de   confissão   mencionados   no   Novo   Testamento.   Vamos   examiná-las cuidadosamente, já que há muita confusão sobre este assunto.

A Confissão de Pecados dos Judeus

A Confissão do Pecador na Nova Aliança

A Confissão de Fé do Crente

A Confissão Que o Pecador faz.

 

CAPÍTULO 10 - COMO LIBERAR SUA FÉ

PARTE 2

Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da

salvação. — Romanos 10.10

Uma vez entendido que a fé é uma ação para o agora que vem do nosso homem interior quando este se comunica com Deus e entende a sua voz, a pergunta seguinte a ser respondida é como liberar sua fé? Através da confissão. O poder que há nas palavras é uma lição que Kenneth Hagin aprendeu em sua vida e que é transmitida através do Curso de Estudos da Fé Bíblica.

 

Crer e confessar ativa a fé

 

A Bênção de Abraão é Para Todos os Crentes

A bênção de Abraão foi de natureza tríplice:

  1. Foi uma bênção material ou financeira (Gn 13.2,15; Dt 28.4,5,1112).
  2. Foi uma bênção física (Gn 13.16; 17/16; Êx 15.26 e 23.25,26).
  3. Foi uma bênção espiritual (Gl 3.14).

No Novo Testamento, 3 Jo 2

 

CAPÍTULO 11 - COMO LIBERAR SUA FE

PARTE 3

Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da

salvação. — Romanos 10.10

 

Sem Confissão Não Há Fé

 

CAPITULO 12 - COMO LIBERAR SUA FÉ

PARTE 4

Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da

salvação. — Romanos 10.10

Não Confesse Seus Temores - Resista a Eles

Não Confesse Sua Enfermidade — Confesse Sua Cura

 

CAPÍTULO 13 -SETE PASSOS PARA O TIPO SUPREMO DE FÉ

PARTE 1

Aqui vamos ver só três passos

Passo Número Um: Conheça a Integridade da Palavra de Deus.

Passo Número Dois: Conheça a Realidade Da Sua Redenção em Cristo

 

Passo Número Três: Conhecer a Realidade da Nova Criação

 

CAPITULO 14 - SETE PASSOS PARA O TIPO SUPREMO DE FÉ

PARTE 2

Ver só mais um passo

Passo Número Quatro: A Realidade da Nossa Justiça em Cristo

 

CAPÍTULO 15 - SETE PASSOS PARA O TIPO SUPREMO DE FÉ

PARTE 3

Passo Número Cinco: Entenda a Realidade Da Habitação do Espírito Santo em Você

 

CAPITULO 16 - SETE PASSOS PARA O TIPO SUPREMO DE FÉ

PARTE 4

Passo Número Seis: Conheça a Realidade De Nossa Comunhão Com o Pai

 

Passo Número Sete: Conheça a Autoridade Do Nome de Jesus

Devemos considerar esta autoridade uma realidade em nossas vidas.

Não Ore Para Receber Fé — Exercite a Fé Que Você Já Tem

Confesse Aquilo Que Você Crê

 

CAPITULO 20 -AÇÕES QUE CORRESPONDEM À FÉ

Neste capítulo estudaremos a fé com suas ações correspondentes.

A fé age. Quando você anda pela fé, sempre haverá alguma ação necessária para que sua fé seja manifesta.

 

CAPÍTULO 22 - A DUVIDA, A LADRA DAS MELHORES

BÊNÇÃOS DE DEUS

A maior inimiga da fé é a dúvida

 

CAPÍTULO 23 - VOCÊ PODE TER O QUE DIZ

Aquilo que está em seu coração sairá pela sua boca (Mt 12.34). É por isso que a Bíblia diz: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida (Pv 4.23).

Uma vez crendo em algo que a Bíblia diz ser nosso, é preciso tomar uma atitude para materializar as bênçãos espirituais e uma das decisões que liberam a fé é a confissão daquilo que a Bíblia diz. Cri por isso falei (II Co 4.13). Hagin diz não bastar crer, é preciso confessar com a boca. É através da palavra liberada que o mundo espiritual se movimenta. Por isso o autor lembra que se tivermos uma confissão negativa, receberemos coisas negativas, mas se cultivamos uma confissão positiva dentro da Palavra de Deus receberemos seus frutos. Por isso o livro recomenda muito cuidado com que se fala.

 

CAPITULO 24 - COMO TREINAR O ESPIRITO HUMANO

O seu espírito pode ser educado assim como sua mente pode ser educada. Seu espírito pode ser fortalecido assim como seu corpo pode ser fortalecido.

Apresentamos   a   seguir   quatro   passos   pelos   quais   tornamos   possível   a   edificação,   o treinamento e o fortalecimento de nossos espíritos. São eles:

1 - A meditação na Palavra de Deus.

  1. A prática da Palavra de Deus.
  2. Dar à Palavra de Deus o primeiro lugar em nossas vidas.
  3. Obedecer instantaneamente à voz de nosso espírito

Meditação na Palavra de Deus

A prática da Palavra de Deus

Dar à Palavra de Deus o primeiro lugar em nossas vidas

Obedecer instantaneamente à voz de nosso espírito

Deus nos chamou para vivermos pela fé, em vitória sobre as circunstâncias, a carne, e o diabo. E, pela opção de pensar, crer e falar de acordo com a Palavra de Deus em todas as áreas de nossas vidas, andaremos na vitória que Deus já proveu ao nosso favor em Jesus Cristo!

este trecho tirei da net

O Curso de Estudo da Fé Bíblica enfatiza também a necessidade do cristão saber quem é em Cristo (Nova Criatura, justificados, etc) e o que possui Nele (O Dom de línguas, o nome de Jesus, etc) para que possa reivindicar seus direitos, não se deixando enganar pela condenação do Diabo, para isso é necessário ler constantemente a Bíblia e manter comunhão com Espírito Santo através da oração.

Uma vez entendendo e crendo na Palavra de Deus é preciso agir à altura da mesma, pois é o praticante da Palavra que alcança aprovação e não o ouvinte. Assim os passos para alcançar aquilo que Jesus conquistou para nós são: Diga, Faça, Receba e confesse. Resistindo sempre às duvidas e incredulidade lançadas pelo Inimigo para desistirmos de crer.

Hagin termina afirmando que os passos de fé podem ser utilizados para receber qualquer bênção bíblica a nosso dispor, de cura a finanças, batismo com o Espírito Santo ou salvação. Lembrando que é preciso haver harmonia entre o que se crer, o que se diz, e como se age. Jamais se deixando levar pela vista ou aparências, pois vivemos pela fé do tipo de Deus, que ele mesmo repartiu conosco.

Para tanto é preciso treinar o espírito humano através da meditação na Palavra, prática da palavra, que compreende inclusive o abandono da ansiedade e preocupação, dando primazia a mesma e obediência à voz do espírito.

Na medida em que pratica-se esses passos, a vida abundante prometida por Jesus torna-se mais cada vez mais real por andarmos na dimensão e guiados pelo Espírito em fé.

Hagin mostra como a compreensão da dimensão espiritual a nossa volta é essencial para o sucesso, visto ser ela o oposto daquilo que aprendemos através dos nossos sentidos naturais e por isso requer que seja aprendida. No decorrer do livro Kenneth Hagin retomará diversas vezes esse princípio básico para a caminhada cristã.

Nos capítulos do livro dedicado a explicar o que é a fé, o conceito chave é a diferenciação entre fé e esperança. Kenneth Hagin explica que enquanto a esperança está no tempo futuro, de algo que acontecerá em momento incerto, como por exemplo, a volta de Jesus, a fé trata de acontecimento do agora, possíveis de concretização certa, como a cura e o batismo com o Espírito Santo, bênçãos que já estão a nosso dispor. O Curso demonstra que enquanto o cristão continuar esperando certas bênçãos de Deus jamais receberá nada, pois é preciso apenas reivindicar o que já é seu por direito.

O próximo passo apresentado é a explicação do que significa crer com o coração, e nessa série de capítulos é demonstrado que a fé que consegue obter as promessas de Deus é a fé que vem do coração homem e por coração entende-se espírito. Hagin declara que o ser humano é um ser espiritual que possui uma alma e habita em um corpo, e é com o nosso espírito, nosso Eu interior que Deus se comunica, visto ser ele também um espírito. O autor adverte que aprender a discernir a voz do nosso homem interior, da voz da nossa mente compreende passo indispensável a todo aquele que deseja crescer em fé.

Uma vez entendido que a fé é uma ação para o agora que vem do nosso homem interior quando este se comunica com Deus e entende a sua voz, a pergunta seguinte a ser respondida é como liberar sua fé? Através da confissão. O poder que há nas palavras é uma lição que Kenneth Hagin aprendeu em sua vida e que é transmitida através do Curso de Estudos da Fé Bíblica.

Uma vez crendo em algo que a Bíblia diz ser nosso, é preciso tomar uma atitude para materializar as bênçãos espirituais e uma das decisões que liberam a fé é a confissão daquilo que a Bíblia diz. Cri por isso falei (II Co 4.13). Hagin diz não bastar crer, é preciso confessar com a boca. É através da palavra liberada que o mundo espiritual se movimenta. Por isso o autor lembra que se tivermos uma confissão negativa, receberemos coisas negativas, mas se cultivamos uma confissão positiva dentro da Palavra de Deus receberemos seus frutos. Por isso o livro recomenda muito cuidado com que se fala.

O Curso de Estudo da Fé Bíblica enfatiza também a necessidade do cristão saber quem é em Cristo (Nova Criatura, justificados, etc) e o que possui Nele (O Dom de línguas, o nome de Jesus, etc) para que possa reivindicar seus direitos, não se deixando enganar pela condenação do Diabo, para isso é necessário ler constantemente a Bíblia e manter comunhão com Espírito Santo através da oração.

Uma vez entendendo e crendo na Palavra de Deus é preciso agir à altura da mesma, pois é o praticante da Palavra que alcança aprovação e não o ouvinte. Assim os passos para alcançar aquilo que Jesus conquistou para nós são: Diga, Faça, Receba e confesse. Resistindo sempre às duvidas e incredulidade lançadas pelo Inimigo para desistirmos de crer.

Hagin termina afirmando que os passos de fé podem ser utilizados para receber qualquer bênção bíblica a nosso dispor, de cura a finanças, batismo com o Espírito Santo ou salvação. Lembrando que é preciso haver harmonia entre o que se crer, o que se diz, e como se age. Jamais se deixando levar pela vista ou aparências, pois vivemos pela fé do tipo de Deus, que ele mesmo repartiu conosco.

Para tanto é preciso treinar o espírito humano através da meditação na Palavra, prática da palavra, que compreende inclusive o abandono da ansiedade e preocupação, dando primazia a mesma e obediência à voz do espírito.

Na medida em que pratica-se esses passos, a vida abundante prometida por Jesus torna-se mais cada vez mais real por andarmos na dimensão e guiados pelo Espírito em fé.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

­­­