ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

símbolo da Bíblia ESPELHO

símbolo da Bíblia ESPELHO

 (II Co 3.18; Tg. 1.23) Isto não pode ser dito de qualquer livro, como um espelho me mostra a mim mesmo não como eu penso que sou, mas como eu realmente sou; culpado perante Deus (Rm.3.19).

E  isto é porque o coração natural do homem o, encolhe ante o olhar nele mesmo. O desviado teme enfrentar, ainda para ver a si mesmo, como revelado neste espelho e o primeiro passa para o verdadeiro caminho que leva a Deus. Eu posso ser orgulhoso, justificado em mim mesmo e longe de Deus em tudo e ainda não saber. Porém, quando voltar-se Bíblia e ver a mim mesmo retratado nas Suas páginas, semelhante a espelho, como Deus me vê, e clamo: “Oh! Que miserável eu sou!”. Eis uma UM ESPELHO CHAMADO "CRISTÃO" - II Coríntios 3:18 “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito. Tema Específico O reflexo da glória de Deus, como no ouro depurado - 1 Pe 1.6-7 – O sofrimento é um meio que Deus usa para fazer o crente crescer na sua fé. Pedro diz que o sofrimento é comparado à ação do fogo – A ação do fogo é múltipla. Ele destrói, consome, aniquila; mas a Escritura cita o fogo aqui como um elemento purificador, um elemento que torna o objeto aprovado, aperfeiçoado, confirmado. O processo de confirmação de nossa vida em fé é comparado ao processo da depuração do ouro pelo fogo. Afirmação Teológica:        

Uma das maiores verdades deste texto bíblico é esta: SOMOS OS ESPELHOS QUE DEUS USA! 2 cor.4:6 – das trevas resplandecerá luz, ele mesmo resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo.O diabo cega, Deus ilumina!!! Aleluia!                    

Enquanto caminhamos, o mundo ao nosso redor espera ver, em nós, a transformação que só o Espírito Santo faz na vida de um pecador arrependido. Observando um espelho, relembramos alguns cuidados necessários essenciais para que sejamos usados pelo Senhor, refletindo Sua glória no mundo. 1. Para refletir como espelho a Glória de Cristo, é preciso ter o rosto descoberto            

Assim como um espelho deve estar descoberto para refletir a imagem de determinado objeto, nós também necessitamos de que nada se interponha entre nós e o nosso Deus. O véu que separava o homem de Deus foi rasgado por ocasião da morte de Jesus na cruz. Este gesto, sem par, possibilitou que a glória do Senhor rebrilhasse em nossa vida. O acesso que temos à sua presença foi garantido pela morte e ressurreição de Cristo. Vamos desfrutar, portanto, dessa comunhão.      

Enquanto caminhamos, o mundo ao nosso redor espera ver, em nós, a transformação que só o Espírito Santo faz na vida de um pecador arrependido. Observando um espelho, relembramos alguns cuidados necessários essenciais para que sejamos usados pelo Senhor, refletindo Sua glória no mundo.

1. Para refletir como espelho a Glória de Cristo, é preciso ter o rosto descoberto            

Assim como um espelho deve estar descoberto para refletir a imagem de determinado objeto, nós também necessitamos de que nada se interponha entre nós e o nosso Deus. O véu que separava o homem de Deus foi rasgado por ocasião da morte de Jesus na cruz. Este gesto, sem par, possibilitou que a glória do Senhor rebrilhasse em nossa vida. O acesso que temos à sua presença foi garantido pela morte e ressurreição de Cristo. Vamos desfrutar, portanto, dessa comunhão.

2. Para refletir como espelho a Glória de Cristo, é preciso estar limpo             Muitas vezes, a imagem refletida no espelho não é nítida, não tem  brilho. Pequenas manchas internas, ou até mesmo poeira, dificultam a nossa visão. Assim também, os nossos pecados  encobrem o rosto do nosso Deus e as nossas iniqüidades nos  separam do Senhor. . Isaías 59:2 – “mas as vossas iniqüidades fazem  separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça!. Como num espelho, devemos ver o nosso estado lastimável de pecado, arrepender e receber o perdão. Se queremos refletir a glória do Senhor com todo o brilho e perfeição, busquemos diariamente purificar as nossas vidas, confessando "os nossos pecados, na certeza de que Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda e qualquer injustiça" 1 Jo 1:9 3. Para refletir como espelho a Glória de Cristo, é preciso estar bem direcionado  Mesmo descoberto e limpo, o espelho só é capaz de refletir o objeto para o qual se direciona.

O cristão que não está em sintonia com o Senhor corre o risco de refletir outras imagens. Ao direcionar o nosso olhar para o "autor e consumador de nossa fé", passamos a refletir cada vez mais a sua glória, através de nossas vidas. E assim, de glória em glória, somos transformados e Sua luz se revela em nossa vida. Quanto mais ela rebrilhar, mais Cristo será visto em nós.

Portanto:Como espelho de Cristo eu devo: 1

- Reconhecer minhas fraquezas - Salmo 139:23 e 24. “Sonda-me ó Deus e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; Vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.”

2 - Obedecer ao plano de Deus para minha vida - Salmo 40:8. “Agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu; dentro do meu coração está a Sua Lei.”

3 - Confiar no poder de Deus e não em minhas forças -

Filipenses 4: 13. “Tudo posso naquele que fortalece.” Que imagens as pessoas têm visto refletidas em minha vida? Existe alguma área que necessita de transformação por meio do Espírito Santo? O milagre de Deus chega aqui agora para suprir todas as necessidades dos espelhosdeDeus!! ALELUIA!

Este esboço foi uma pregação do pastor Luiz Carlos Cardoso, na Escola Dominical dia 30-12-2007