ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

Filhos de Isaías .Maer-Salal-Hás-Baz e Sear-Jasube

Filhos de Isaías .Maer-Salal-Hás-Baz e Sear-Jasube

 

Resultado de imagem para maer-salal-has-baz

Os pais colocam cada nome em seus filhos! Esse nome que está aí no título foi dado a um menino, filho do profeta Isaías, da Bíblia. O nome é tão estranho que eu o decorei, há vários anos, mas só hoje tenho a oportunidade de contar esta história para você. 
E o mais curioso é que antes de nascer o garoto, o pai mandou fazer um enorme cartaz (um outdoor, diríamos hoje), e o colocou na parte mais movimentada da cidade. O significado desse nome, na língua daquele povo, era: rápido despojo, presa segura. Ou seja, o nome era uma charada e queria dizer: Dentro de pouco tempo, este país vai ser invadido. 
Mas, vamos ver o começo da história. Isaías era um profeta de Deus, quando o jovem Acaz (com 20 anos) se tornou rei de Judá, numa ocasião em que os sírios, aliados ao reino de Israel, estavam prontos para invadir Jerusalém. Acaz não tinha confiança em Deus, por isso estava com medo. 
Num dia em que o rei estava examinando os encanamentos que traziam água para dentro da cidade, Deus disse a Isaías que fosse lá falar com o rei e, mesmo no meio daquela situação de guerra, levasse seu menino junto. 
Esse garoto não era o Maer-Salal-Hás-Baz, que ainda não havia nascido; era o Sear-Jasube. Imagine o susto do rei e seus auxiliares, que estavam em pânico, ao verem Isaias chegando pelo meio das fortificações de mãos dadas com o garotinho. 
— Para que trazer este menino aqui? 
— Ora, rei, sabe o nome dele? 
— Não. 
— Ele se chama Sear-Jasube (Um resto voltará). Deus mandou que o trouxesse aqui para dar uma lição em você. Se tiver confiança em Deus, ao final desta guerra, sobrará uma parte importante do seu reino. 
E algum tempo depois, em seu reino, nascerá o Messias, Jesus, o grande Libertador. Mas você precisa ser fiel a Deus... 
Voltando para casa, Deus disse a Isaías: “Logo, você vai ter um segundo filho. Esse se chamará Maer-Salal-Hás-Baz. Além disso, quero que você faça uma placa bem grande com esse nome, para chamar a atenção de todas as pessoas, porque antes que esse garoto aprenda a falar ‘papai’ ou ‘mamãe’ os reinos que hoje ameaçam Judá serão destruídos.” 
De fato, no ano 732 antes de Cristo, a Assíria, sob o comando de Tiglate-Pileser, invadiu e dominou tanto a Síria quanto Israel, os dois povos que estavam cercando Jerusalém. Quando isso aconteceu, Maer-Salal-Hás-Baz estava chegando a um ano de idade, e duvido que ele soubesse falar: Abbá, Immá (papai, mamãe, em hebraico). 
Não é fácil ser filho de profeta! Ter de carregar esses nomes esquisitos! Mas, que esses garotinhos deram uma lição naquele povo pouco fiel a Deus, não tenho dúvida. Por isso ficaram famosos, e hoje você pode conhecer a história deles.