ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

COMO PREPARAR A LIÇÃO DA EBD

COMO PREPARAR A LIÇÃO DA EBD

Ser um professor exige responsabilidade e dedicação. Na igreja infantil não pode ser diferente.

As igrejas que desejam estruturar um departamento infantil precisam, incondicionalmente, preparar bem seus professores, pois eles serão canal de ensino e têm uma grande responsabilidade. O departamento infantil deve ser estruturado e administrado por pessoas competentes e com conhecimento do assunto, por isso, o ideal é que os líderes do departamento infantil tenham formação em pedagogia. Os professores não precisam ser necessariamente formados, mas precisam de um treinamento e uma supervisão de alto nível, para que a igreja infantil apresente os resultados desejados.
Para aprimorar sua aula, não deixe de ler: O preparo da lição da escola dominical exige dedicação e comprometimento espiritual. Diferente de uma escola comum, as aulas para o departamento infantil de uma igreja cristã, precisa de cobertura espiritual e submissão, pois envolve batalhas e barreiras que não podemos enxergar.
Ação e oração A primeira coisa a se fazer é orar. A oração faz parte da rotina da vida cristã. Seja para dar aula, seja para alcançar libertação, para iniciar um namoro, buscar um novo emprego. A oração deve fazer rotina da vida cristã. O primeiro passo é orar para que você mesmo seja o aprendiz da aula a ser dada. Confie no Espírito Santo para satisfazer as necessidades de cada criança. Leia e releia o texto para entender a mensagem da lição. Não adianta passar meros relatos históricos. Se o alvo principal são crianças não salvas, ressalte a mensagem da salvação. Se forem crianças já salvas, ressalte o crescimento espiritual. Prepare bem a lição da escola dominical de acordo com os objetivos de cada aula, de cada história.
Quatro perguntas que auxiliam a entender o objetivo da lição:
1. Onde e quando ocorre o fato? Neste caso, o professor pode estudar a área geográfica onde se passa a lição da escola dominical. Se for possível, o professor deve até separar imagens da região, com mapas e fotos. Hoje em dia, com a internet, é possível obter informações e imagens precisas de toda a terra em alguns cliques, por isso, não há desculpas para o professor não obter informações geográficas. Normalmente as aulas do departamento infantil são baseadas em histórias bíblicas, que ocorreram há dois, três e até cinco mil anos, por isso, é importante o professor passar esta informação para as crianças e deixar claro o que existia naquela época, pode relatar como era a rotina das pessoas e como faziam para trabalhar, viajar e estudar, por exemplo.
2. Quem são os personagens? Os principais e secundários. Ele(s) conhece(m) Deus? Todas história tem seu personagem principais e os secundários. Ao apresentar cada personagem, o professor deve deixar claro para as crianças quem é cada um deles. Por exemplo, ao falar de Davi, o professor deve ressaltar quem ele era, como era obediente, como agradava a Deus e, se for o caso, como se tornara rei. Quando mencionar outro personagem, é bom explicar que ‘fulano’ era amigo ou inimigo do outro personagem, se já se conheciam ou não. Detalhes assim ajudam as crianças a entenderem a lição da escola dominical. Muitos professores sem o devido treino passam as lições sem falar dos personagens e muitas crianças ficam perdidas na história, principalmente os visitantes. Mesmo quando tratar-se de uma continuação de uma aula anterior, reapresente cada personagem.
3. O que o personagem principal aprende sobre Deus? No decorrer da história podemos entender o que o personagem principal aprendeu com aquela narrativa. Ele aprendeu a confiar em Deus? Aprendeu a não mentir? Aprendeu a se arrepender? Ou a persistir na oração? O que o personagem aprende é muito importante para que a criança perceba o objetivo da história.
4. O que eu aprendo com a história? Esta pergunta tem relação direta com a anterior. Normalmente, aprendemos com o personagem principal. As mesmas coisas que se passaram com o personagem principal podem acontecer conosco ou com as crianças. Para deixar mais claro o objetivo da aula, dê exemplos da vida cotidiana, dê exemplos dos dias atuais para a criança aprenda a fazer esta relação entre as histórias dadas no departamento infantil e a vida dele. Consulte sempre comentários bíblicos e outras fontes. Treine a aula completa, cronometrando o tempo, para que não seja curto demais ou, principalmente, longo demais.
ESBOÇO DA LIÇÃO DA ESCOLA DOMINICAL( para isto use um caderno ou um plano de aula)
Introdução: Crie um interesse sobre a aula do dia. Desperte nas crianças interesse pela lição da escola dominical. A introdução pode ser uma pergunta. Alguém aqui tem medo de alguma coisa? Quem aqui já teve seu brinquedo roubado por outra criança? Ou uma pequena história, dos dias atuais, como exemplo.
Andamento: Conte a história em ordem cronológica. Separe os eventos como se fosse uma lista. Exemplo: Gigante desafia israelitas. Davi fica indignado. Davi confia em Deus para enfrentar o gigante. Davi e Golias pelejam. Davi derrota Golias.
Clímax: Trata-se do auge da história. No exemplo anterior, o clímax seria o confronto entre Davi e Golias. Podemos considerar o clímax como o momento em que o problema é resolvido.

Conclusão: O significado da história. Ao concluir o que aprendemos com a história, devemos trazer exemplos de como aplicá-lo em nossa vida diária. Em um próximo texto sobre como preparar uma lição da escola dominical será apresentado o preparo pré-aula, como desenvolver bem uma aula, como se comportar durante a aula e como selecionar o material a ser utilizado.
Treine Ao preparar sua lição da escola dominical, estude a história, lembre-se das quatro perguntas básicas para compreender a história e empenhe-se em fazer um trabalho de qualidade.

Fonte:Recebi por email do pastor Jean P. Santos da CPAD