ANOTAÇÕES DA BÍBLIA

A SABEDORIA

A SABEDORIA

 

O ser humano traz dentro de si o desejo de aprender e entender. Somos diferentes dos animais em nossa capacidade mental, conceituamos,analisamos, teorizamos, discutimos e debatemos tudo da ciência ao sobrenatural.

 Nas escolas adquirimos o conhecimento e isto é muito bom, mas há grande diferença entre saber algo e ter sabedoria para aplicar este saber à vida.

Podemos acumular conhecimentos, mas, sem sabedoria o nosso conhecimento é inútil.

Há uma diferença entre sabedoria divina e sabedoria humana.

A sabedoria divina é o conhecimento absoluto e pleno de todas as coisas.

A sabedoria humana é o conhecimento relativo de algumas coisas, que a mente do homem pode alcançar, e reter. Onde termina a mente, a sabedoria e o conhecimento humanos, aí então começa a sabedoria de Deus. Portanto a sabedoria humana alcança apenas, ou chega a alcançar o início de os horizontes infinitos que a mente humana não consegue divisa. O autor da verdadeira sabedoria é Deus

A sabedoria divina pode ser alcançada por aqueles que desejarem e aqueles aos quais Deus a queira conceder.

 

No VT podemos ver Moisés chamando Bezaleel e Aoliabe, e a todos o homem sábio de coração em que Deus tinha dado sabedoria. Êx.36:2 – Aqui nós vemos o próprio Deus dando sabedoria a homens que seriam inspirados pela mesma,a realizar obras de arte para ornamentarem o Tabernáculo, sem a qual não alcançariam cumprir a missão artística que lhe fora confiada.

Outro fato de sabedoria divina a pessoa escolhida para finalidades específicas, foi Josué, filho de Num.Ele foi cheio de sabedoria, porquanto Moisés (por ordem de Deus) tinha colocado sobre ele as suas mãos.Dt.34:9

 

 

Lemos na Bíblia que há muitos anos atrás havia um jovem de muita coragem, valoroso servo de Deus, que se chamava Davi.

Ele era caçula dos oitos filhos de Jessé, e apascentava as ovelhas (rebanho). Matou um leão e um urso. Ele era jovem valente, temente a Deus, muito corajoso e confiava no Senhor.

Davi gostava de música e tocava Harpa sob a inspiração de Deus. Isto agradava muito a Deus.

Davi Compôs belos Salmos 3,4,5,6,7,,8,9,15,86, etc...

Por diversas vezes esteve no palácio do rei Saul (Primeiro rei de Israel) para tocar para o rei.

Mesmo Davi sendo o caçula de sua família, frágil e de pequena estatura, Deus que olhava o interior, o separou para que fosse o segundo rei de Israel. Durante o seu reinado Davi expandiu grandemente o seu reino conquistando muitas terras. (Nós devemos administrar bem nosso tempo para também conquistarmos muitas terras: nossa família, nosso pão de cada dia, nosso lado espiritual, etc.).

Porém chegou o dia em que Davi deveria passar a sua coroa para um dos seus filhos.

Por orientação de Deus o escolhido foi Salomão tornando-se assim o terceiro rei de Israel. Quando Salomão começou a reinar ele era jovem e tinha pela frente uma grande missão que era manter o reino unido e continuar atendendo as necessidades do povo, como seu pai havia feito.

 

Em II Reis 3:3 diz: E Salomão amava ao SENHOR, andando nos estatutos de Davi, seu pai.

Nós podemos ver exemplos vivos na vida de Salomão

O rei Salomão foi à cidade de Gibeão com o propósito de oferecer sacrifícios e holocaustos ao Senhor. Durante a noite.

Em II Reis 3:4 – 11 – A ação da sabedoria concebida a Salomão

4 E foi o rei a Gibeão para lá sacrificar, porque aquele era o alto grande; mil holocaustos sacrificou Salomão naquele altar.

Cap.3:5 E em Gibeão apareceu o SENHOR a Salomão de noite em sonhos e disse-lhe Deus: Pede o que quiseres que te dê.

E disse Salomão: De grande beneficência usaste tu com teu servo Davi, meu pai, como também ele andou contigo em verdade, e em justiça, e em retidão de coração, perante a tua face; e guardaste-lhe esta grande beneficência e lhe deste um filho que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.

7 Agora, pois, ó SENHOR, meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai; e sou ainda menino pequeno, nem sei como sair, nem como entrar.

8 E teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.

9 A teu servo, pois, dá um coração entendido para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque quem poderia julgar a este teu tão grande povo?

10 E esta palavra pareceu boa aos olhos do Senhor, que Salomão pedisse esta coisa.

Esta palavra pareceu boa aos olhos do senhor. Deus se agrada quando os crentes buscam em oração sincera a sabedoria divina e um coração entendido. "E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada"

11 E disse-lhe Deus: Porquanto pediste esta coisa e não pediste para ti riquezas, nem pediste a vida de teus inimigos, mas pediste para ti entendimento, para ouvir causas de juízo;

12 eis que fiz segundo as tuas palavras, eis que te dei um coração tão sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual se não levantará.

13 E também até o que não pediste te dei, assim riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias.

14 E, se andares nos meus caminhos guardando os meus estatutos e os meus mandamentos, como andou Davi, teu pai, também prolongarei os teus dias.

15 E acordou Salomão, e eis que era sonho. E veio a Jerusalém, e pôs-se perante a arca do concerto do SENHOR, e sacrificou holocaustos, e preparou sacrifícios pacíficos, e fez um banquete a todos os seus servos. Salomão foi um grande rei de Israel, quem sabe o maior deles.

 

Salomão nos deixou: PROVÉRBIOS; ECLESIASTES E CANTARES.

Sob inspiração do Espírito Santo, o rei Salomão registrou nestes pensamentos e diretrizes práticas para a vida do ser humano.

Em Provérbios seus conselhos práticos

O que é um Provérbio? É uma frase curta, geralmente rica de imagens, que transmite uma verdade.

 

A sabedoria serve para dar qualidade à vida.

Ele prosseguiu com centenas de exemplos práticos de como viver de acordo com a sabedoria divina.Ele compôs 3000 provérbios e 1005 cânticos.

 

Em provérbios há ditados, lembranças e advertências, que se apresentam como sábios conselhos para nos ajudar a governar nossa vida.

A chave da sabedoria é conhecer a Deus.

 

Era o mais culto e sábio da sua época. Salomão foi o autor da maior parte dos provérbios com Agur e Lemuel.

 

PROVÉRBIO pode também ser chamado de O LIVRO DA SABEDORIA.

 

(Pv. 2:1 a 6) - O CORAÇÃO É O CENTRO DAS EMOÇÕES.

(Pv. 6:16 a 19) Coisas que aborrecem a Deus:.

-Olhos altivos.

-Língua mentirosa.

-Mão que derramam sangue inocente.

-Coração que maquina pensamentos viciosos.

-Pés que apressam a correr para o mal.

E a sétima a sua alma abomina:- O que semeia contendas entre irmãos. Se soltar-mos um travesseiro de penas do alto de um morro, vindo o vento, este irá se espalhar. Tende ajuntar essas penas novamente. Nunca mais.

Pessoas violentas (3:31)

Aqueles que são falsos. (12:22)

O sacrifício dos ímpios (15:9)

Os pensamentos dos ímpios. (15:26)

Aqueles que são orgulhosos. (16:5)

Aqueles que julgam injustamente. (15:15)

Mantenha distância, pois nós somos templo do Espírito Santo.

Ler Efésios 4:30 - Não entristeçais o Espírito Santo de Deus

 

Perto de vós V.32 sede uns para com os outros benignos = Bondoso amável Amar é um mandamento e não opção de vida.

Benigno = Tem misericórdia, perdoando-vos uns aos outros como Cristo nos perdoa.

Compaixão = Amor

 

Você quer ser feliz? Ache a sabedoria Divina.

Provérbios Cap3:

V.6 - Reconhece-o em todos os teus caminhos.

V.7 - Teme ao Senhor.

V.9 – Honra ao Senhor.

V.11 - Não rejeites a disciplina do Senhor. Quem assim fizer alcançará

V.2 - Anos de vida e paz.

V.4 - E acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens.

V.8 - Será isto remédio para o teu corpo e refrigério para os teus ossos

V.10 - E promessa de encher fartamente os teus celeiros

 

Vamos analisar uma fonte preciosa de informações acerca da sabedoria, mas a verdadeira sabedoria vem do alto. É o livro de Provérbios

Pv.2:6 – O Senhor dá sabedoria

Pv.3:13 – Feliz o homem que acha a sabedoria.

Pv.9:10 -  O temor do Senhor é o princípio da sabedoria

Pv.24:7 -  A sabedoria é alta demais para insensatos.

 

No NT. O Evangelho de Marcos registra um fato relacionado com a vida de atividades de Jesus Cristo que deixou atônita a maravilhada a multidão, a ponto de fazerem esta interrogação “Que sabedoria é esta que lhe foi dada” Marcos 6:2

Lucas 5:52 “E crescia Jesus em sabedoria e em estatura e em graça par com Deus e os homens

Este foi o testemunho que o Filho de Deus deu acerca de si mesmo e da sabedoria do rei Salomão,eis como o evangelista registrou a declaração de Cristo.

Lucas 11:31 – A rainha do sul( Sabá) se levantará no Dia do Juízo com os homens desta geração e os condenará; pois até dos confins da terra veio ouvir a                                      sabedoria de Salomão; e eis aqui está quem é maior do que Salomão.

 

 

 Em I Co 1:4 temo Também a manifestação de Paulo sobre a verdadeira sabedoria.declarando que “tantos gregos como os judeus pregava a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.

Jesus portanto , é a sabedoria verdadeira, a sabedoria que veio ao mundo para revelar a graça imensurável de Deus, coisa que a sabedoria humana não seria capaz de realizar, por lhe faltarem meios para entender o significado de tão grande missão.

Rm.16:27 “único Deus sábio”Se Deus é o único sábio, a sua sabedoria é também a única que vale a pena possuir.

 

 Devemos aprender a colocar em prática o que conhecemos.

O homem mais sábio que já viveu SALOMÃO. Era um jovem que tinha uma paixão empolgante pelo conhecimento e a sabedoria (I Rs. 3: 9 a 12).

 

 

Por Nilza Cardoso clemente